Iniciativa do SIPESP ajudará a proteger cerca de 500 policiais civis que atuam nas regiões mais atingidas por coronavírus

Nesta quinta-feira, 8, o SIPESP recebeu os insumos que serão distribuídos para as delegacias situadas nas zonas mais afetados pela COVID-19. O Sindicato distribuirá, a partir de segunda-feira, dia 11 de maio, luvas, álcool em gel e máscaras.

A medida inicial alcançará cerca de 30 delegacias espalhadas pela Capital e Grande SP, beneficiando cerca de 500 policiais.

“Este é um momento em que, mais do que nunca, devemos estar à frente para preservar a saúde e o bem-estar da Polícia Civil. Temos que olhar para cada ser humano que está cumprindo com seus deveres mesmo diante de uma pandemia dessa magnitude”, afirma o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto.

Denúncias

A iniciativa surgiu a partir de inúmeras denúncias de policiais sobre a falta de materiais de proteção para uso durante a atividade policial. Confira aqui matéria completa.

Após a divulgação da matéria publicada no site e nas redes sociais do Sindicato, mais policiais enviaram mensagens afirmando que “apesar de o governo dizer que as pessoas podem fazer o B.O. pela delegacia eletrônica, o pessoal do plantão é proibido de orientar a pessoa fazer pela delegacia eletrônica. Chegou ao plantão, é para registrar”, alertaram.

Ainda que a Secretaria de Segurança Pública tenha afirmado que forneceria todo o necessário de equipamentos para servidores e agentes de segurança pública, nada foi feito. No Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), policiais civis fizeram uma vaquinha para confecção de máscaras e começou a distribuir pelo Departamento. “Nada veio do governo”, relataram. Com a vaquinha, os servidores adquiriram sabão líquido e o álcool em gel, quando aparece, são doações de empresas e comerciantes da região.

A quarentena foi estendida hoje pelo governador João Doria até dia 31 de maio. Mais de um terço das 9.146 mortes por coronavírus confirmadas no Brasil ocorreram em São Paulo (3.416 óbitos, segundo a secretaria de Saúde paulista).

O Brasil tem 9.146 mortes e 135.106 pessoas infectadas pelo coronavírus. O balanço foi divulgado, nesta quinta-feira, 7, pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram confirmados mais 610 óbitos e 9.888 casos. É o terceiro dia consecutivo que o número de pessoas que perderam a vida para a COVID-19 fica acima dos 600.