Iniciativa visa garantir segurança dos policiais civis durante o trabalho

Nesta segunda-feira, 11, o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo iniciou a entrega de insumos – máscaras, luvas e álcool em gel – para os policiais que estão em atividade durante a pandemia do Covid-19. A iniciativa é inédita entre a categoria.

No primeiro dia de entrega do material foram contemplados o 8º DP – Brás/Belém, o 10º DP – Penha, o 30º DP – Tatuapé, o 64º DP – A.E.Carvalho e o 66º DP- Vale do Aricanduva. A entrega foi realizada pelo representante do SIPESP, Vitor Kisberi.

Dentro das delegacias é possível encontrar uma série de alertas sobre distanciamento social, regras de uso de álcool em gel e máscara nas dependências. No entanto, em todas as delegacias já foram constatados algum caso de Covid-19 entre os policiais civis e familiares, o que demonstra a vulnerabilidade da categoria.

Um dos atingidos pela doença, o chefe dos investigadores Álvaro, do 66º DP, contou em detalhes como foi ter contraído o vírus. “Assim que eu soube, comuniquei a seccional e as medidas foram tomadas. Eu peguei e não passei nada para ninguém. Quando cheguei em casa, já me isolei. Tive febre, uma dor de cabeça insuportável, perdi o apetite, bem como o olfato e o paladar”, contou. O policial seguiu as recomendações e conseguiu se recuperar da Covid-19. “Mas cada pessoa tem um organismo e terá uma forma de lidar com isso”, alertou. Ele ainda está recuperando o paladar.

Com relação às regras impostas pelo governo visando diminuir o contágio, as delegacias têm atendido e parecem estar sendo efetivas. “Estamos atendendo as pessoas a uma determinada distância. Temos que nos prevenir. O Estado mandou colocar os vidros lá embaixo para diminuir o contato, especialmente para o pessoal que atende no térreo e que faz os B.Os.”, contou o investigador.

No 30º DP, o chefe dos investigadores, Jorge, afirmou que houve um caso de Covid-19 na unidade, sem disseminação entre os colegas. “Por isso é sempre bom. Esse material que o Sindicato está dando é muito útil”, falou.

O 10º DP também foi confirmado um caso de Covid-19 na delegacia. É visível o adesivamento no chão para distanciamento, foi colocado um cercado e os presos que chegam recebem máscara para evitar o contágio. São medidas que parecem pequenas, mas que protege o policial civil e, consequentemente, seus familiares.

Com relação ao atendimento presencial – desencorajado pelo governo pela instauração da Delegacia Eletrônica, que hoje registra casos de violência doméstica, ameaça, estelionato, roubo ou furto à residência, roubo ou furto de carga, crimes contra o consumidor, entre outros -, o fluxo de atendimento obteve uma tímida redução nas delegacias.

Foram registradas 11.253 mortes provocadas pela Covid-19 e 164.384 casos confirmados da doença em todo o País até este domingo.

As entregas continuarão sendo feitas este mês. Continue acompanhando as redes sociais do SIPESP.