Por João Batista Rebouças da Silva Neto

Afinal, quais novidades trazemos quando se trata da Polícia Civil do Estado de São Paulo? Antes, uma polícia reconhecida e forte, hoje é uma polícia que luta por migalhas e isso graças a inúmeras gestões precárias, que sempre atuaram pela desvalorização da classe.

Há anos estamos lutando por mais benefícios para os investigadores e demais integrantes da categoria e constatamos o quanto tudo isso custou ao crescimento da Polícia Civil paulista. Parece que estamos cumprindo um castigo severo dos governantes desmerecidamente.

E diante disso tudo João Doria (PSDB), mais uma vez, faz chacota com a Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Dessa vez, o governador, ao lado do deputado delegado Olim (PP) – que tenho que dizer que não representa a nossa Polícia Civil – comemorou a aquisição de viaturas blindadas apenas uma semana depois de ter anunciado que os policiais civis poderiam aderir ao “bico oficial”, já praticado por policiais militares.

Isso é bom para quem, afinal? Deveríamos ficar gratos? Felizes? Isso não é algo a ser comemorado, especialmente sabendo que o nosso salário, assim como os carros, estão “blindados”, ou seja, não aumentam significativamente há quatro anos, desde que ele assumiu o governo de São Paulo. Sem contar a vexação dos aposentados, pensionistas e operacionais, que sofrem com essa optação de Doria.

Veja, senhor governador: nossos vencimentos estão sem um reajuste decente há tempo demais. Não olhe para nós; nos enxergue: não estamos pedindo que seja o maior salário do Brasil, mas precisamos que seja, ao menos, justo!

Toda essa situação, todas essas notícias são a prova de que não há projeção de melhoras para a segurança pública, cada vez mais sucateada por gestões que não se preocupam em conhecer a fundo a sua necessidade. Não precisamos de politicagem. O que a Polícia Civil precisa que o governo faça é, antes de tudo, um bom estudo junto aos policiais para um direcionamento mais efetivo dos gastos.

Queremos trabalhar sabendo que temos valor.

Presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia Civil do Estado de São Paulo