Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes tem sólida atuação na região

Policiais da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Guaratinguetá têm realizado grandes apreensões de drogas e armamentos na região do Vale do Paraíba.

De acordo com releases enviados por um associado do SIPESP, o investigador de polícia Rafael Carvalho de Paula, em ocorrências realizadas nos dias 27 de janeiro, 23 e 30 de março, foram apreendidos mais de 35kg de drogas, armamentos e munições.

Desmanche de refinaria

No dia 27 de janeiro, sete policiais da Dise apreenderam quatro homens, entre 34, 25, 33 e 19 anos, e dois adolescentes de 17 e 12 anos, em uma refinaria de drogas. Os policiais receberam informações sobre o funcionamento de uma refinaria de drogas que abastecia o tráfico do Residencial Flamboyant.

Os policiais da DISE e DIG (Delegacia de Investigações Especiais) foram até o local e posicionaram de forma estratégica e formaram um cerco policial. Em uma vistoria residencial, os agentes encontraram apetrechos para fabricação e embalagem das drogas, como liquidificador, peneiras, pó royal, balança de precisão, 1.200 pinos vazios, 600 gramas de cocaína misturada a granel e R$7.797.

Outras equipes saíram em diligência para o local onde a droga preparada seria enviada e, com a chegada das viaturas, três indivíduos tentaram fugir, mas foram detidos. Em revista pessoal, foi apreendido pinos de cocaína. Dentro do apartamento, onde funcionava uma barbearia, os policiais encontraram em uma mochila mais pinos de cocaína, 20 munições de calibre 38, um revólver, um projétil picotado e um colete a prova de balas.

Os seis indivíduos foram levados à delegacia, mas os menores de 17 e 12 anos foram liberados para os responsáveis. Os outros quatro, de 34, 25, 33 e 19 ficaram detidos por tráfico de drogas. Os policiais avaliaram que a droga apreendida daria lucro de aproximadamente 100 mil reais.

Tráfico de drogas e associação ao tráfico

No dia 23 de março a Dise recebeu a informação de que uma pessoa, moradora da cidade Lorena e já conhecida no meio policial por envolvimento com o tráfico de drogas receberia, em sua residência, uma carga de drogas.

Os policiais se deslocaram até a cidade de Lorena e passaram a fazer campana. Inicialmente, avistaram um veículo estacionado em frente à residência do suspeito. A abordagem foi realizada, no entanto, nada de interesse policial foi encontrado com eles, exceto os celulares pessoais de cada um.

Ao realizarem uma busca no veículo, os policiais encontraram sobre o banco do carona uma bolsa de feira com cinco tijolos de substância semelhante a cocaína. Indagado a respeito, o indivíduo que dirigia o veículo disse que estava apenas fazendo a entrega da droga. O outro suspeito alegou desconhecer a respeito dos entorpecentes.
Porém, em uma busca realizada na residência do primeiro suspeito, foram encontrados nove tijolos de cocaína com peso total aproximado de 9 quilos, 20 tijolos de maconha peso aproximado de 15 quilos, uma balança de precisão, 2 celulares, um caderno de anotações e uma faca.

Os presos, de 33 e 32 anos de idade, foram conduzidos ao Dise e responderam pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Apreensão de drogas e armamentos

No dia 30 de março os policiais da DISE perseguiram um investigado, que fugiu em alta velocidade, chegando a dirigir na contramão em uma avenida movimentada na cidade de São Paulo.

Os policiais pediram apoio e o suspeito acabou sendo abordado por policiais civis da cidade de São José dos Campos, na praça de pedágio, e foi conduzido ao DEIC de São José.

O investigado confessou que em seu apartamento, na cidade de Taubaté, havia drogas, armamento, munição e outros objetos. Com isso conduziram o homem até o apartamento e fizeram buscas no local, encontrando um fuzil AK 47 fabricação russa calibre 7.62, uma pistola Glock calibre 9 mm, um fuzil de airsoft, 1.479 munições calibre 7.62, 671 munições calibre .40, 549 munições calibre 380, 283 munições calibre 9 mm, 7 carregadores calibre 9 mm, 5 carregadores calibre 7.62, 5 carregadores calibre .40, 3 carregadores calibre 556, 11 relógios de luxo, uma corrente de prata, 31 celulares, uma caminhonete Amarok, cerca de 600 gramas de maconha, aproximadamente 1.100 gramas de cocaína e 12 frascos de lança perfume.

O indiciado, de 33 anos, foi preso em flagrante por infração aos Arts. 33 da L.F. 11.343/06 e Art. 16 da L.F. 10.826/03, Estatuto do Desarmamento e encaminhado ao CDP de Taubaté.

Atuação

A Dise de Guaratinguetá, comandada pelo delegado titular, Dr. José Marcelo Silva Hial e pelo delegado seccional de polícia, Dr. Marcio Marques Ramalho, tem um desempenho exemplar na região. Essas três apreensões foram as maiores deste ano, durante a pandemia.

Em 2019, a Delegacia apreendeu mais de 11 mil micropontos de LSD, mais de mil comprimidos de ecstasy e mais de seis quilos de maconha. A ação do departamento terminou com uma das maiores apreensões de drogas sintéticas do Vale do Paraíba, em um total de R$700 mil.