São Paulo mantém gratuidade no metrô para policiais civis e militares após pedido de Derrite e reação dos profissionais de segurança

Policiais ainda compartilham depoimentos de bloqueio, apesar de comunicado autorizando franqueamento aos policiais

Em uma medida que havia gerado polêmica entre policiais civis e militares, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) chegou a emitir um comunicado interno orientando o bloqueio do acesso gratuito aos agentes de segurança, medida que impactaria diretamente o trabalho desses profissionais. Contudo, após a solicitação formal de revisão da decisão feita pelo Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, a gratuidade foi restabelecida.

ENTENDA

No dia 18 de junho de 2024, Derrite enviou um ofício à companhia pedindo a reavaliação do fim da gratuidade. No documento, o órgão enfatizava a importância do benefício, justificando que a gratuidade no transporte metroviário facilita e torna mais ágil o deslocamento dos policiais entre suas residências e locais de trabalho, além de ser essencial para a rápida atuação entre diferentes pontos de ocorrência. A gratuidade, de acordo com o secretário, é um apoio que contribui para a eficiência e agilidade no atendimento às demandas de segurança pública.

Em resposta, no dia 19 de junho de 2024, a Companhia do Metrô comunicou que o bloqueio aos policiais civis e militares não havia sido previamente submetido à deliberação da diretoria e, por isso, a orientação deveria ser desconsiderada. A empresa se posicionou como sensível às necessidades dos policiais e informou que o acesso gratuito às linhas 1, 2, 3 e 15 do sistema metroviário permaneceria franqueado a policiais civis e militares, incluindo o Corpo de Bombeiros, que, em fardamento, estariam dispensados de qualquer apresentação de identificação para acessar o sistema.

Essa reviravolta foi bem recebida pela categoria, que vê na gratuidade do transporte um recurso importante para seu deslocamento em São Paulo.

RECLAMAÇÕES

Policiais civis têm compartilhado que ainda sofrem bloqueios, apesar da decisão. O SIPESP recomenda que todos tenham em mãos esses documentos para apresentar no caso de bloqueio de passagem por funcionários do Metrô.

> Confira aqui o ofício de Derrite, com a solicitação da gratuidade.

> Confira aqui o ofício do Metrô, autorizando a gratuidade.