SIPESP participa de reunião na ALESP com deputado Reis para discutir projetos que impactam a Polícia Civil

Na última segunda-feira (23/3), o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (SIPESP) esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), em reunião com o deputado Reis. O encontro contou ainda com a presença de representantes da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e do Sindicato dos Policiais Civis de Campinas e Região (SINPOL-Campinas).

A comitiva foi recebida no gabinete do parlamentar, onde discutiu os projetos encaminhados pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, que tratam de temas relevantes para a Polícia Civil paulista, como reajuste salarial, promoções na carreira e a Lei Orçamentária.

O presidente da COBRAPOL, Giancarlo Miranda, iniciou a reunião agradecendo ao deputado pela recepção e abertura ao diálogo com as entidades representativas da categoria.

Durante o encontro, o deputado Reis destacou que o momento é de análise detalhada das propostas enviadas pelo Executivo. Segundo ele, apesar de avanços pontuais, os projetos apresentam falhas que precisam ser corrigidas por meio de emendas parlamentares.

“O reajuste apresentado foi de 10%, o que ainda é insuficiente diante da promessa de valorização da categoria. Para colocar a Polícia Civil de São Paulo entre as mais bem remuneradas do país, seria necessário um percentual maior”, afirmou o parlamentar.

Reis também ressaltou que o prazo para apresentação de emendas está em fase final e que o debate será aprofundado com a instalação do Congresso de Comissões da ALESP, prevista para os próximos dias. “Estamos elaborando propostas para corrigir imperfeições, especialmente nas questões de promoções e valorização salarial”, explicou.

Outro ponto destacado foi a ausência do envio do projeto de regulamentação da Lei Orgânica da Polícia Civil, considerado uma pauta prioritária pelas entidades. “Havia uma expectativa de que esse projeto fosse encaminhado ainda este ano, o que não ocorreu. A tendência é que o tema fique para o próximo governo”, pontuou o deputado.

Representando o SINPOL-Campinas, Aparecido Lima de Carvalho reforçou a importância do encontro para alinhar estratégias e buscar o aperfeiçoamento dos projetos em tramitação. Segundo ele, o objetivo é garantir que as propostas atendam, de forma efetiva, às demandas da categoria.

Já o presidente do SIPESP, Paulo Erica, destacou a necessidade de ajustes no sistema de promoções. Entre as sugestões apresentadas está a alteração do modelo atual, permitindo que policiais da segunda classe possam ser promovidos diretamente à classe especial, evitando longos períodos de espera na progressão da carreira.

Ao final da reunião, as entidades agradeceram ao deputado Reis pela receptividade e pelo compromisso com a pauta da Polícia Civil. O parlamentar, que também é policial civil, reafirmou que seu gabinete permanece aberto ao diálogo com as representações da categoria.

A atuação conjunta entre sindicatos e lideranças políticas segue como estratégia fundamental para garantir avanços concretos e o fortalecimento da Polícia Civil no estado de São Paulo.

Além dos já citados, também estiveram presentes à reunião a vice-presidente do SIPESP, Ildete Santos, o diretor jurídico, Adilson Ferreira e o Diretor Financeiro/Conselheiro da Cobrapol, Humberto Mileip.