Data lembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O SIPESP participa da Campanha “Outubro Rosa”, que começou no ano de 1997 e que tem o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama, em especial, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A intenção é despertar as policiais – que representam 15% das polícias civil e militar – para a necessidade do autoexame e o acompanhamento periódico por um médico especialista.

O alerta sobre o câncer de mama é porque ele é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres de todo o mundo. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença. No entanto, o cenário está mudando e para pior: na última década houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

Para o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto, “a campanha é uma forma de os homens também apoiarem as colegas e familiares e cobrar a realização dos exames preventivos. É um sinal de zelo”.

Realize o autoexame, procure seu médico e previna-se.