Serão 13 mil vagas para a PM e outras 8 mil para a Polícia Civil SP

Eleito governador de São Paulo com mais de 10 milhões de votos, João Doria (PSDB) prometeu durante entrevista nesta segunda-feira, 29 de outubro que deve abrir Concursos Públicos para preencher mais de 21 mil vagas, sendo 13 mil oportunidades só para a Polícia Militar e mais 8 mil vagas para concursos da Polícia Civil SP.

A informação foi dada um dia após o resultado da eleição que deu a João Doria a oportunidade de gerenciar o estado de São Paulo pelos próximos quatro anos. Segundo ele, uma de suas propostas em seu plano de governo é aumentar o número de vagas em concursos, contratar novos policiais e colocá-los nas ruas, além da valorização salarial do profissional da segurança pública.

“Vamos transferir para as ruas os 6 mil agentes que hoje fazem escolta de presos. Isso vai ampliar imediatamente o atendimento à população. Depois, faremos concursos públicos para 13 mil policiais militares e 8 mil policiais civis. Mas será uma ampliação gradual”, disse o governador eleito, João Doria.

Vale lembrar em o Estado de São Paulo realizou recentemente vários concursos para ambas as Polícias, Militar e Civil. Entre 2017 e 2018 foram 5400 vagas para para Soldado da PM de São Paulo, que devem ser contratados em 2019, e centenas de vagas para o cargo de Oficial.

Além disso, foram disponibilizadas vagas para a Polícia Civil de São Paulo em 2018. Foram abertos concursos para Agente, Escrivão, Papiloscopista, Agente de Telecomunicações, Delegado, entre outras carreiras da Polícia Civil de São Paulo.

Quais são os requisitos para o cargo?

Os requisitos para o ingresso na polícia civil SP variam de acordo com a área de atuação. Por isso, listamos abaixo as principais exigências para cada cargo.

Escrivão e Investigador: ter 18 anos ou mais na data da posse, formação em Nível Superior em qualquer área de atuação, ter CNH na categoria “B”, no mínimo;

Papiloscopistas e Agente de Telecomunicações: nível médio, carteira nacional de habilitação, CNH, na categoria “B”, e ter no mínimo 18 anos na data da posse.

Delegado: portador do diploma de bacharel em Direito e comprovação do exercício de, pelo menos, 2 anos de atividade jurídica ou policial, comprovados na data da posse.

Último Concurso Polícia Civil SP

Os últimos editais para o concurso Polícia Civil SP foram publicados este ano. Os certames foram organizados pela fundação Vunesp. Juntos, os editais ofertaram mais de    vagas para os cargos de: investigador, escrivão, papiloscopista, agente de telecomunicações e delegado de polícia.

As vagas foram distribuídas da seguinte maneira:

800 Escrivão
600 Investigador
250 Delegado
200 Papiloscopista
300 Agente de Telecomunicações

Na ocasião, foram constatadas mais de 150 mil inscrições somente para os cargos de papiloscopista e agente de telecomunicações.

Etapas do Concurso Polícia Civil SP

O concurso teve etapas diferentes conforme cada cargo. Confira os detalhes a seguir:

Agente de Telecomunicações e Papiloscopista—  os candidatos a esses cargos foram submetidos a provas objetivas e investigação social;

Escrivão — para o cargo de escrivão,  o certame teve 3 etapas: provas objetivas, prova prática e investigação social.

Disciplinas Exigidas 

Prova de Escrivão e Investigador

As provas foram aplicadas no dia 10 de junho. Nesta etapa, os candidatos  e tiveram até de 5 horas para responder 100 questões, que versaram sobre as disciplinas abaixo:

Língua Portuguesa
Noções de Direito
Noções de Criminologia
Noções de Lógica
Noções de Informática
Atualidades

Prova de Agente de Telecomunicações

Já os candidato às vagas de agente fizeram a prova preambular com 80 questões de múltipla escolha. A prova foi dividida em 2 módulos com 40 questões cada. Para adentrarem a fase subsequente, os candidatos precisam ter o mínimo de 20 acertospor módulo.

Para serem convocados convocados à segunda fase, era preciso obter a pontuação mínima exigida e estar entre os 450 primeiros colocados.

As disciplinas cobradas para o cargo foram:

Língua Portuguesa
Noções de Direito
Noções de Criminologia
Noções de informática e comunicação
Noções de Lógica
Atualidades

Prova de Papiloscopista

Assim como no cargo de agente, a prova para papiloscopista também teve 80 questões divididas em 02 módulos,  para este foram exigidos os seguintes conteúdos:

Língua Portuguesa
Noções de Direito
Noções de Criminologia
Noções de Medicina e Odontologia Legal 
Noções de Biologia
Noções de Informática
Noções de Lógica
Noções de Identificação 
Atualidades

Informações do último concurso Polícia Civil SP

►Lotações: São Paulo
►Banca: Vunesp
►Escolaridade: Nível Médio
Cursos Estratégia ConcursosCursos Concurso PC SP 2018
EditalEdital Concurso PC SP 2018
Edital de Agente de Telecomunicações
Edital de Papiloscopista

Ascom Estratégia
ascomestrategia@gmail.com