Segundo o INCA, mais de 68 mil novos casos podem surgir no biênio 2018/2019

Após apoiar a campanha “Outubro Rosa”, que visa a conscientização sobre o câncer de mama, o SIPESP está apoiando a campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar os homens a fazerem exames periódicos para a prevenção do câncer de próstata. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, a estimativa de novos casos para o biênio 2018/2019 é de 68.220.

Grandes instituições de saúde como o INCA e o Hospital do Homem, voltado também para os atendimentos às doenças de próstata, têm realizado campanhas para incentivar os homens a buscarem ajuda médica, evitando que novos casos se desenvolvam precocemente. A Secretaria da Saúde do estado divulgou em novembro de 2016 que o Hospital do Homem atendeu, desde sua inauguração, 54 mil pacientes, entre consultas e procedimentos cirúrgicos.

Para João Batista Rebouças da Silva Neto, presidente do SIPESP, é fundamental manter a atenção na saúde e buscar ajuda médica. “Queremos encorajar os policiais civis a se atentarem para essa doença silenciosa”, afirma.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam o exame da próstata todos os anos.

De todos os tipos de câncer, o da próstata é o sexto mais comum no mundo, e o que mais afeta os homens.