Um novo ano e a Polícia Civil já começa a debater o novo aumento salarial prometido pelo Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), feito no final de dezembro de 2023 durante um encontro com investigadores, escrivães e delegados na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, zona oeste de São Paulo.

“Demos uma primeira tranche [fatia] de aumento neste ano. Não vai ser a única. Fomos no limite da nossa capacidade fiscal para que a gente possa, agora, tomar uma série de medidas para que, depois, a gente volte a investir novamente no homem, no nosso profissional”, prometeu o governador.

Durante seu balanço do primeiro ano de gestão, Tarcísio reconheceu que os policiais de São Paulo precisam de mais valorização. A expectativa é de que haja mais investimento em inteligência, monitoramento, equipamentos e contratação de pessoal.

“Nós vamos continuar investindo em equipamento e contratando pessoas. Autorizamos concursos para 14,7 mil policiais civis e militares. Nós queremos mais efetivo, mais estrutura e vamos investir em segurança pública porque é uma prioridade. O cidadão está percebendo e vai perceber cada vez mais o trabalho da polícia” acrescentou o governador.

Do ponto de vista do presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (SIPESP), João Batista Rebouças da Silva Neto, os policiais estão, novamente, aguardando que todas essas promessas sejam cumpridas integralmente, especialmente no que diz respeito ao reajuste salarial. “Em 2023 tínhamos altíssimas expectativas, mas muitos se decepcionaram com o início da gestão. O Sindicato está comprometido em continuar a atuação lado a lado com os deputados para tentar essa aproximação com o governo e levar tudo o que os policiais têm esperado para a categoria”, analisou.