Se lembrar em quais candidatos você votou nas últimas eleições é essencial para que você consiga acompanhar de perto o trabalho do eleito. A participação da população é crucial para fiscalizar deputados, acompanhar seus trabalhos e cobrá-los caso não estejam cumprindo sua função adequadamente.

Pensando nisso, o SIPESP elaborou uma listagem completa com informações como nome, partido, área de atuação, telefone e e-mail dos deputados estaduais e dos deputados federais por São Paulo para possibilitar que você atue e junte forças às ações já encabeçadas pelo Sindicato junto aos representantes.

Lista de contatos de Deputados Estaduais

Clique na imagem acima para abrir o arquivo completo.

Contatos de Deputados Federais por São Paulo

Clique na imagem acima para abrir o arquivo completo.

Além das listas de contatos, temos outras práticas de acompanhar e fiscalizar. Acompanhe:

1 – No Site da Câmara (para deputados federais).
Uma das maneiras de fiscalizar um deputado federal é pelo site da Câmara dos Deputados. Nesta página, você poderá consultar tanto as informações referentes aos gastos dos parlamentares quanto sobre suas despesas e suas atividades parlamentares. Saiba como fazer isso:

2- Aplicativo Meu Deputado (para deputados federais)
Esse aplicativo foi criado por alunos da PUCRS, com dados do Portal da Transparência. Através dele o cidadão pode analisar a cota mensal de despesas de cada deputado federal, as presenças e votações. Todas as informações já estão no site da transparência, porém o intuito da ferramenta é tornar esse monitoramento mais fácil e amigável ao cidadão.

Na página inicial do aplicativo você tem acesso a todos os deputados, com nome completo e foto. Ao escolher um deputado você é direcionado para uma página onde constam as informações de contato do parlamentar, estado que representa e filiação partidária. Em seguida são apresentadas as despesas gerais em gráfico conforme tipos de gasto, por exemplo, combustível, divulgação, locação de veículos, entre outros

Além disso, o aplicativo mostra informações importantes sobre as atividades diárias, como o número de presença em sessões na Câmara e como o deputado votou em leis e projetos.

3- Transparência – Assembleia Legislativa (para deputados estaduais)
Para ter acesso às informações sobre os deputados estaduais, basta entrar no site da Assembleia Legislativa do Estado que deseja e procurar o ícone ou menu Transparência, ele geralmente estará em lugar de destaque na página principal do site.

Como cada estado possui sua assembleia legislativa, a maneira de encontrar cada informação na página de transparência pode variar, mas você deve encontrar nessa seção informações sobre as despesas dos deputados e a presença de cada um deles em Plenário, da mesma maneira que encontramos no site da Câmara.
Lembre-se que, caso não encontre alguma dessas informações disponíveis nos sites das instituições, você poderá solicitá-las através da Lei de Acesso à Informação e o órgão tem até 20 dias para responder sua solicitação.

4 – Aplicativos (para deputados estaduais)
A ALESP tem um aplicativo chamado Fiscaliza Cidadão, que disponibiliza dados sobre gastos mensais e lista de funcionários dos gabinetes.

Encontrou ilegalidade? Denuncie!
Caso se trate de um deputado federal, você precisa entrar em contato com a Ouvidoria Parlamentar. No caso de deputados estaduais, você precisará buscar a ouvidoria da assembleia legislativa, pelo site www.https://www.al.sp.gov.br/, por e-mail ouvidoriadoparlamento@al.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3886-7106.