Ocorrências poderão ser feitas pela internet a partir desta quarta (25). Governo anunciou nesta terça (24) ampliação do atendimento à distância do sistema da Polícia Civil por conta do coronavírus.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (24), que a partir de quarta (25), as delegacias eletrônicas passarão a registrar crimes como ameaças, estelionato, roubo ou furto a estabelecimento comercial, roubou ou furto a residência, roubo ou furto de carga e crimes contra o consumidor.

“A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de prova como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica. O mesmo se aplica na ação virtual a proteção das mulheres através das delegacias da mulher. A delegacia eletrônica pode ser acessada a partir de amanhã de computadores, smartphones ou tablets através do endereço eletrônico que comunico agora. www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br”, disse Doria, em coletiva de imprensa.

Doria também anunciou que os detentos do sistema prisional de São Paulo passarão a partir desta quarta-feira (25) a fabricar máscaras para serem usadas na proteção ao coronavírus.

“Deliberamos junto ao sistema prisional, comandado pelo coronel Nivaldo Restivo [secretário da SAP], que está aqui ao meu lado, a partir de amanhã aqueles que estão no sistema penitenciário vão produzir 320 mil máscaras de proteção contra o coronavírus. Serão 26 mil peças por dia nas fábricas adaptadas do sistema prisional de São Paulo, seguindo os critérios sanitários, os critérios de confecção para produção destas máscaras que terão um custo para o governo de São Paulo de R$ 0,80 por peça”, disse o governador.

Durante a coletiva, Doria também informou que a doutora Helena Santo, Coordenadora de Imunologia da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, assume a coordenação do Centro de Contingência contra o Coronavírus, após David Uip contrair a doença e ter que ficar em isolamento. No entanto, o infectologista continua participando do grupo em reuniões pela internet.

Reunião com Bolsonaro

Doria aproveitou para informar que depois de mais de um ano fará, ao lado dos governadores do Sudeste, uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro para discutir medidas de enfrentamento ao coronavírus. “Quero informar que amanhã às 9 horas da manhã, os governadores dos estados do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) estarão em reunião virtual com o presidente Jair Bolsonaro e seus ministros. Das 9h às 10h de amanhã quarta-feira.”

“Há 15 meses que os governadores não têm nenhuma reunião nem virtual, nem presencial com o presidente da República”, relatou.

Nesta segunda (23), Bolsonaro se reunião com os governadores do Nordeste.

Hospital em Caraguatatuba

Doria anunciou que o Hospital de Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, será inaugurado na próxima segunda-feira (30). O valor do hospital foi de R$ 188 milhões.

“A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo vai antecipar a abertura do Hospital de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Esse hospital estará operando já a partir do próximo dia 30 de março, segunda-feira, a sua primeira etapa de Unidades de Terapia Intensiva, a segunda etapa dia 15 de abril.”

Resultados de testes

O prefeito Bruno Covas, o governador João Doria e o secretário estadual de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, testaram negativo para o coronavírus. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (24).

Eles realizaram o teste após o médico infectologista David Uip, 67 anos, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do governo do estado de São Paulo, testar positivo para a doença nesta segunda (23).

“O prefeito Bruno Covas se submeteu ao teste da COVID-19, a pedido de seus médicos, e o resultado deu negativo. Hoje o prefeito fica sem compromissos oficiais em sua agenda”, disse, em nota, a gestão municipal.

Clique na imagem e veja a reportagem.

Com o resultado, Uip ficará em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias.

Médico David Uip está infectado com coronavírus. Clique na imagem e veja o vídeo.

David Everson Uip é um médico infectologista brasileiro, ex-diretor-executivo do Instituto do Coração de São Paulo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde fevereiro de 2009.

Uip fez exames no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital, nesta segunda, após sentir sintomas de gripe.

Segundo a secretaria estadual de Saúde, David Uip acordou com sintomas de febre e tosse, realizou exames, e aguardará o resultado em isolamento, na sua casa, no bairro do Morumbi.

Por volta de 14h desta segunda, Uip divulgou um vídeo em que conta que acordou com febre baixa e, por conta do cargo que ocupa, resolveu fazer o exame.

“Estou muito bem. Sinto ainda um pouquinho de febre, de vez em quando tusso um pouquinho. Pode ser o coronavírus, ou qualquer outro. Por precaução, em cima daquilo que estamos falando, eu estou isolado. E se o exame for positivo, eu manterei a quarentena como qualquer outra pessoa. Se for negativo e eu estiver bem, voltaremos ao nosso trabalho. Mas estou muito bem, obrigado. Agradeço o carinho e a preocupação de todos.”

Fonte: G1-SP
Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/24/delegacias-eletronicas-de-sp-passam-a-registrar-crimes-de-estelionato-roubo-e-furto.ghtml