Diretores de São Paulo e interior debateram alternativas para implementar mudanças e ampliação da atuação sindical por todo o Estado.

Na última quarta-feira, 27, a diretoria do SIPESP se reuniu para tratar de assuntos pertinentes à categoria, entre eles, a questão salarial, a reforma da previdência e a nova opção de plano de saúde que oferece descontos especiais para associados da Capital e do Interior. Também foram abordados a ampliação da atuação do Sindicato para outras carreiras policiais, como agentes, escrivães e até mesmo delegados de polícia, além da comunicação institucional e do curso de tiro.

Um dos assuntos mais preocupantes para a categoria, a Reforma da Previdência, foi o primeiro ponto a ser abordado. “Estamos atuando fortemente com relação à prejudicial Reforma da Previdência. Temos expressado nossas preocupações e atuado para que a Polícia Civil tenha a equiparação necessária para uma aposentadoria digna”, apontou o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto.

Com relação ao aumento salarial, o secretário geral Paulo Augusto Ribeiro Morato Erica falou sobre a proposta de atuação do deputado delegado Bruno Lima. “Em um evento no qual marquei presença na ALESP, em maio, ele disse que estaria à disposição da Polícia Civil. O discurso era de que melhoraria todas as carreiras da PCSP”, relatou. “Ao vermos vídeos da segunda reunião, em 14 de julho, identificamos políticos que estão trabalhando em desfavor da Polícia Cívil na reforma da previdência no Senado Federal.”

O presidente do SIPESP argumentou que enfrenta uma forte resistência nesse governo para debater as prerrogativas da classe. “O [governador João] Dória não atende à nenhuma entidade de classe. Já mandamos ofício, já telefonamos, mas não há resposta para nada”, lamentou o presidente. “Vamos continuar tentando contato e, enquanto isso, continuaremos atuando junto aos deputados e, quem sabe, ao vice-governador”.

A fim de continuar fomentando melhorias para a PCSP, o SIPESP iniciará uma intensa atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) para estreitar o relacionamento com os deputados, ampliando e tornando mais efetiva a representação sindical.

No campo de benefícios, a diretora jurídica Maria Helena Torres afirmou que tem atuado para o reconhecimento do trabalho e dos benefícios oferecidos pelo Sindicato, por meio do curso de tiro. “A polícia civil é cética; quer resultado, mas não quer colaborar. Abracei essa causa, estamos nos saindo bem e queremos aproximar, dessa forma, dos representantes de todas as carreiras da Polícia Civil”.

“Inclusive estou tentando agendamento para levar o curso para as delegacias da minha cidade, Lins”, complementou o diretor jurídico adjunto João Carlos Pavão de Paiva.

Com tantos esforços, o SIPESP tem crescido em muitos âmbitos, e em especial, o departamento jurídico, que, de acordo com os associados, está ainda mais efetivo após a mudança de escritório realizada em novembro de 2018, com a entrada do escritório Korosue, Rangel & Antunes, Sociedade de Advogados. “Estávamos sofrendo muito desgaste com relação à qualidade do atendimento dos nossos associados. Agora as coisas estão indo bem e tenho que parabenizar a equipe”, salientou Rebouças.

O advogado Wilson Rangel disse que é obrigação do departamento proporcionar uma experiência positiva a quem procura o auxílio do Sindicato. “É nosso papel oferecer o melhor aos sindicalizados. O tratamento, independente de quem seja, tem que ser único. Queremos resolver e que todos saiam felizes”.

Além do presidente estiveram presentes os diretores representantes de São Paulo, Assis, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Araraquara, Litoral e Lins; Lídia Araujo, Maria Helena Torres, José Mário Evangelista, José Elísio, Maurício Roberto do Amaral, João Carlos Pavão de Paiva, Carlos Luiz Bezerra, Carlos Luiz Bezerra, Vladimir Convento, Aparecida Regina Loureiro, Joraci de Campos, Salvador José Vieira, Jairo Ferreira, Paulo Erica e os advogados Eduardo Janeiro Antunes, Alex Korosue, Wilson Rangel, Durval Ferratoni, Fábio Alencar Trindade, Caio Destro, João Marcos Abreu de Almeida, Rafael Rodrigues Cury.