Diretoria do SIPESP proporciona oportunidade de aprimoramento e integração entre a polícia operacional.

Nesta quarta-feira, 17, policiais civis, cerca de vinte policiais do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) e integrantes de Polícia Militar fizeram o treinamento de tiro virtual oferecido pelo SIPESP. O intercâmbio entre as categorias é uma forma de garantir uma polícia de qualidade para toda a população.

Disponível na sede do Sindicato desde o último dia 29 de setembro, o DART, desenvolvido pela SWAT, é usado por órgãos de segurança americanos, como o FBI, CIA, U.S. Police, entre outros. O aparelho oferece simulações por computador que permitem a prática da habilidade de tiro em um ambiente seguro, sem custo de munição de problemas logísticos de um campo de tiro tradicional, o que torna a atividade totalmente portátil, acessível, eficiente e fácil.

O DART permite um treinamento similar ao de uma arma de fogo porque ele faz a simulação do recuo da arma, o que garante a prática de tiro de precisão. São mais de cem cursos pré-instalados, cada um com um objetivo, desenvolvidos para apurar técnica ou melhorar alguma deficiência do policial no manuseio da arma.

Para a diretora do Sindicato, Maria Helena Torres, que organizou o encontro, é uma oportunidade para as polícias. “Não é justo que o SIPESP, tendo a oportunidade de conhecer e testar esta tecnologia de treinamento desenvolvido pela polícia americana, não compartilhasse com as demais categorias”, avalia.

Compromisso com a categoria
A diretoria do SIPESP tem buscado inovação e, contar com essa nova possibilidade de treinamento garante aos policiais civis uma consistente aprendizagem de campo.

“Há muitos anos estamos acéfalos pelo Estado, de quem é a obrigação de cuidar, aprimorar e melhorar nossas condições de trabalho”, salienta Torres. A eficácia do treinamento tem se espalhado pela polícia em todo o País. “Inclusive, foi manifestado interesse em participar deste curso os Estados do Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais”.

Para Mauro Sérgio, da Equipe Bravo, a experiência foi positiva. “Manifesto nossos agradecimentos pela excelente receptividade e pela tarde bastante proveitosa que tivemos com vocês. E estendo esse agradecimento aos instrutores, pela paciência e dedicação”, disse. “Saibam vocês, e aqui incluo o presidente, que deixaram uma ótima impressão em boa parte dos integrantes do grupamento, que durante todo o trajeto comentavam a cordialidade!”.

Participaram do treinamento Abrahão Rodrigues Ferreira, Air Vidal de Moura, Eduardo Oliveira de Deus, Eduardo Zanin, Elvis Andrade de Freitas, Fábio Luiz Martins, Fortunato H. Z. Ferrel, Israel Isaias Panasiuk Alves, Jeremias Praxedis da Silva Jr., Juliana Pedrotti, Philip Dar Sung Park, Mauro Sergio Pereira Lacerda, Robson José Pereira Ribeiro, Rogério Aciardi, Sérgio Ricardo de C. e Silva, Tiago dos Reis Gonçalves, Willian da Silva e da Polícia Militar, os soldados Aryane e Monteiro e o Sargento Airton.