Polícia Militar diz que 2.086 pessoas foram detidas durante o período, sendo 115 adolescentes apreendidos e 572 procurados pela Justiça capturados no estado de São Paulo.

Mais de 2 mil pessoas foram detidas durante o Carnaval 2020 em São Paulo, segundo balanço da Polícia Militar divulgado na manhã deste domingo (1). Os dados se referem ao estado de São Paulo durante o período do pré-carnaval (15 e 16 de fevereiro), carnaval (21 de fevereiro até o dia 25) e pós-carnaval (29 de fevereiro e manhã do dia 1º de março).

De acordo com a Polícia Militar, durante os dias de folia, 295.653 pessoas foram abordadas, sendo 1.399 presas, 115 adolescentes apreendidos e 572 procurados pela Justiça capturados. Ao todo, 2.086 pessoas foram detidas no estado. A corporação não informou, porém, por quais crimes essas pessoas foram detidas.

A violência no carnaval paulistano deixou pelo menos três pessoas mortas, sete baleadas e outras quatro esfaqueadas. Também há relatos de agressões, furtos e roubos.

Mortes no carnaval

Três pessoas morreram durante os festejos de carnaval de rua em São Paulo neste ano na capital. Segundo a SSP, uma delas foi um folião que teve um mal súbito durante um bloco na tarde de domingo no dia 23 de fevereiro na Zona Norte de São Paulo, entretanto, a família do jovem acusa policiais militares de terem agredido o folião.

No sábado do dia 22 de fevereiro, o folião Victor Augusto Espedito Silva Gomes, de 18 anos, foi encontrado morto nos trilhos da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Barra Funda, Zona Oeste. A Polícia Civil registrou o caso como suicídio. A família contesta e alega que uma testemunha a procurou para dizer que o estudante foi empurrado por ladrões de celular da plataforma da estação. A causa da morte foi traumatismo.

Na tarde do último domingo no dia 23 de fevereiro, o funcionário público Pedro Henrique de Sá Gonçalves da Silva, de 28 anos, foi esfaqueado e morreu ao reagir ao roubo de um celular após dispersão de bloco carnavalesco na República na região central de São Paulo.

Fonte: G1 SP

Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/03/01/mais-de-2-mil-pessoas-sao-detidas-durante-o-periodo-de-carnaval-em-sp.ghtml#