O Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (SIPESP) protocolou, nesta quarta-feira, dia 10 de novembro de 2021, ofício à Corregedoria de Polícia Civil do Estado de São Paulo para que seja apurada notícia de irregularidade no tratamento dispensado a um sindicalizado em uma Delegacia de Polícia da cidade de Cruzeiro, em São Paulo.

Recebemos a denúncia por parte de um investigador de Polícia Civil aposentado, na qual são narradas diversas violações a direitos do cidadão, além de desrespeito às prerrogativas do investigador de polícia, envolvendo policiais militares e uma autoridade policial na citada Delegacia.

Segundo o declarante, as irregularidades iniciaram em sua residência, quando, assim que foi identificado como Policial Civil, foi covardemente algemado pelos militares e conduzido com truculência à delegacia sem a presença de uma autoridade policial como determina a Lei Estadual.

Infelizmente, a frequência com que esse tipo de denúncia envolvendo abusos contra a categoria tem sido relatada ao SIPESP é maior a cada dia, o que nos assusta enquanto legítimos representantes de classe operacional.

O SIPESP repudia qualquer tipo de arbitrariedade e não aceitará violação aos direitos dos policiais civis, em especial, da classe dos investigadores de polícia.

Quanto ao caso ocorrido recentemente no Vale do Paraíba, todas as providências cabíveis, dentro da área de atuação do Sindicato, estão sendo tomadas para que os fatos sejam devidamente apurados pela Corregedoria da Polícia Civil e Militar, para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados e para que casos como este não ocorram novamente.

DR. JOÃO BATISTA REBOUÇAS DA SILVA NETO
Presidente do SIPESP