Suposto plano para fechar 15 delegacias de São Paulo circula entre grupos de mensagens entre policiais; até o momento a SSP afirma não ter nada concluído.

Está circulando nos grupos de mensagens entre policiais uma imagem com suposto plano para fechar 15 distritos policiais na capital de São Paulo. A questão tem preocupado os policiais civis.

De acordo com o documento, haveria uma fusão de unidades, com o fechamento total de prédios, e alguns distritos policiais passariam a atender as ocorrências dos locais que ficarão sem delegacias. Pelo suposto plano, seriam fechadas as seguintes delegacias:

Zona Leste- 97º Distrito Policial (DP) (Americanópolis); 81º DP (Belém); 18º DP (Alto da Mooca); 29º DP (Vila Diva); 59º DP (Jardim Noêmia)
Zona Norte- 93º DP (Jaguaré); 87º DP (Pirituba); 45º DP (Brasilândia); 40º DP (Limão)
Zona Sul- 80º DP (Vila Joaniza); 43º DP (Cidade Ademar); 102º DP (Socorro); 103º DP (Cohab II/Itaquera); 66º DP (Aricanduva); 55º DP (Parque São Rafael)

Sem explicar os motivos do fechamento das delegacias e nem quando ocorrerá, a imagem informa que outros distritos policiais vão passar a atender as regiões onde essas unidades deixariam de existir.

Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, não existe um projeto concluído sobre as mudanças. Fontes afirma que “há estudos não concluídos para readequar a instituição”, disse. “Existem diversos estudos sobre readequação de unidades policiais. Nenhuma delas concluídas. Em nenhum dos estudos existem previsões de fechamentos dos prédios da Polícia Civil”.

O presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto, demonstra inquietação com essa possibilidade. “Já temos enfrentado uma série de problemas que relatamos diuturnamente às autoridades, todas ligadas à falta de estrutura adequada, materiais, pessoal, entre outros. Caso esses projetos sejam minimamente cogitados pelo Delegado-Geral, é normal que todos os policiais civis continuem apreensivos. Temos muito a perder com esses fechamentos ou readequações”, lamentou.

SSP e delegado-geral dizem que projeto não está concluído

O delegado-geral de SP, porém, afirmou que a foto com as supostas delegacias que serão fechadas e terão os prédios devolvidos “provavelmente é fake” e que não poderia “esclarecer algo que ainda está em estudo”.

A Secretaria da Segurança Pública defende que os estudos sobre reestruturação da Polícia Civil ainda não estão concluídos.

“A Secretaria da Segurança Pública ressalta que atualmente não há nenhum estudo concluído sobre a criação ou reestruturação de unidades policiais na capital paulista. Neste momento, 50 unidades de polícia estão em reforma no Estado, em um investimento superior a R$ 90 milhões, entre recursos próprios e da iniciativa privada, que pela primeira vez colabora com esse processo”, informa a pasta em nota.

A última grande alteração na estrutura da Polícia Civil foi em 2019, quando o governador, João Doria (PSDB), por meio de decreto, dissolveu o Grupo de Operações Especiais (GOE), conhecido por atuar em operações de risco, combate ao tráfico de drogas e apoio a ocorrências de assaltos, sequestros, dentre outras, e criou um novo departamento para operações especiais, o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).
Com a extinção do GOE, os agentes foram transferidos para o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), uma unidade até então subordinada ao Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic).