No estado, 212 pessoas foram detidas entre janeiro e novembro de 2019 ante 152 no mesmo período de 2017, segundo a Polícia Civil.

Prisões por mortes no trânsito crescem 39% em dois anos em São Paulo

O estado de São Paulo registrou um aumento de 39% na quantidade de prisões por homicídio no trânsito em um período de dois anos, segundo dados da Polícia Civil, obtidos com exclusividade pela GloboNews, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre janeiro e novembro de 2019, 212 pessoas foram detidas por esse motivo nos municípios paulistas, ante 152 detenções registradas no mesmo período de 2017.

Os números levam em conta as prisões em flagrante e aquelas feitas por determinação judicial, ou seja, com base em mandados por crimes que resultaram em mortes consideradas pela polícia como intencionais e não intencionais.

No comparativo com 2018, quando 185 pessoas foram presas por envolvimento com mortes no trânsito em todo o estado entre janeiro e novembro, o aumento em 2019 foi de 15%.

Prisões por Homicídios no trânsito em SP — Foto: Arte G1

Caso na Zona Sul

A Polícia Civil de São Paulo segue à procura Willian Volpi, de 23 anos, motorista que atropelou um menino de 4 anos, na madrugada desta segunda-feira (13), no bairro Campo Grande, na Zona Sul.

A criança estava em um churrasco com a família em uma borracharia, que foi invadida pelo carro desgovernado. O motorista fugiu sem prestar socorro. Ele será indiciado por homicídio.

Moradores do bairro relataram à polícia que ele foi visto bebendo em um posto de combustíveis antes de provocar o acidente e portava um frasco de lança perfume.

A Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão temporária do motorista. Até o momento da publicação desta reportagem, a Justiça ainda não havia decidido se ordenará ou não a prisão do motorista.

Procurada para comentar esse caso, a Secretaria Estadual da Segurança Pública informou em nota que o caso “é investigado pelo 80º Distrito Policial (Vila Joaniza)”. “A autoridade policial solicitou a prisão temporária do autor à Justiça. Diligências prosseguem para esclarecer o crime.”

O caso foi registrado como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) na direção de veículo automotor, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e fuga de local de acidente, segundo a SSP.

Carro invade borracharia — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1 – SP

Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/01/16/prisoes-por-mortes-no-transito-aumentam-39percent-em-2-anos-em-sp.ghtml