O Sindicato é a melhor arma que um policial civil tem na luta por seus direitos junto ao Governo.

O SIPESP completa, hoje, dia 9 de julho, 46 anos de existência. São 46 anos de atuação lado a lado com a categoria, em busca da conquista e da manutenção de direitos essenciais para o bem-estar do policial civil.

A atuação do Sindicato é contínua, pois a cada ano ou a cada nova gestão governamental, os direitos já conquistados são novamente questionados e postos em xeque por pessoas que não conhecem a realidade das delegacias e dos materiais usados pelos policiais de todo o Estado de São Paulo.

A PCSP enfrenta muitas adversidades. Já passou por protestos nos quais os policiais civis foram recebidos de forma austera a mando de governador; hoje a categoria lida com uma guerra fria, tentando corrigir erros relacionados à reforma da previdência, ao reajuste salarial, às melhorias estruturais e à modernização dos instrumentos de trabalho.

Os sindicatos sempre enfrentam resistência de alguns, mas é necessário relembrar que sem um sindicato presente e atuante, tantos benefícios que se têm hoje não teriam sido conquistados. Os sindicatos tem um papel primordial na nossa sociedade diante das intensas crises nacionais. Uma categoria organizada é necessidade. Um conjunto de trabalhadores tem mais força para agir do que cada um por si, individualmente.

O sindicato detém a capacidade judiciária, tendo poder para intervir como parte legítima em ações judiciais, e o direito de participação (nomeadamente na elaboração da legislação laboral). Isso significa que ele defende não apenas os interesses da categoria como acaba contribuindo para o desenvolvimento da própria sociedade.

Filie-se. Ser sindicalizado ajuda a aumentar a força na luta pelas prerrogativas dos policiais, levando os benefícios para o dia a dia da atividade de mais de 25 mil pessoas.