Iniciativa visa conscientização sobre prevenção do câncer de próstata, responsável por dobrar a mortalidade dos homens entre 1996 e 2017

O SIPESP apoia a Campanha Novembro Azul que, assim como o Outubro Rosa promove, de forma essencial, a conscientização sobre os dois tipos de doenças que mais matam homens e mulheres em todo o País. Hoje, o câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre a população masculina e, se nada for feito, sua mortalidade vai aumentar nos próximos anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se mais de 65 mil casos de câncer de próstata para 2020. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%, de acordo com o Instituto Lado a Lado com a Vida.

Além do câncer de próstata, outra questão importante é o câncer de pênis, provocado por má higiene íntima. Todos os anos, mais de 1.600 brasileiros têm o pênis amputado por causa do câncer de pênis.

Previna-se. O SIPESP apoia essa iniciativa!