Cerca de 36 Agentes Penitenciários e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária da Penitenciária Feminina da Capital conheceram o aparelho usado pela SWAT para o treinamento.

Nos dias 14 e 15 de maio, os representantes do SIPESP, a diretora do departamento jurídico do Sindicato Maria Helena Torres, Heverton Kisberi e Marco Antonio Aguiar estiveram na Penitenciária Feminina da Capital, no Carandiru, na zona norte de São Paulo, para a realização do curso de tiro promovido pelo Sindicato, a fim de aprimorar técnicas de tiro para garantir êxito nas operações e na segurança dos agentes.

Usado por órgãos de segurança americanos, como o FBI, CIA, U.S. Police, entre outros, o DART, desenvolvido pela SWAT, oferece simulações por computador que permitem a prática da habilidade de tiro em um ambiente seguro, sem custo de munição de problemas logísticos de um campo de tiro tradicional, o que torna a atividade totalmente portátil, acessível, eficiente e fácil.

O aparelho, atualmente, fica disponível em todas as unidades policiais dos EUA e permite um treinamento similar ao de uma arma de fogo porque ele faz a simulação do recuo da arma, o que garante a prática de tiro de precisão. São mais de cem cursos pré-instalados, cada um com um objetivo, desenvolvido para apurar técnica ou melhorar alguma deficiência do policial no manuseio da arma.

O curso contou com a participação de 23 Agentes Penitenciários nível 1 (ASP-1), que estavam em seu primeiro dia de atuação na Penitenciária; e mais 13 ASP’s e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, no CDP. Os profissionais tiveram a oportunidade de ter uma aula explicativa e minuciosa sobre as armas, postura, melhor forma de proteção, entre outros. Por ser uma atividade cara, muitos concluem o curso preparatório sem ter efetuado a quantidade mínima de disparos necessários para uma formação adequada.

“Todas ficaram muito agradecidas por terem tido a oportunidade de conhecer mais sobre as armas e as técnicas mais adequadas. A aula foi tremendamente positiva e as alunas se mostraram muito interessadas”, afirmou a diretora do SIPESP, Maria Helena Torres.

Participaram as agentes Jéssica Talita Thomas (ASP-1), Cassia D. Brito da Silva (ASP-1), Marissol Ortega (ASP-7), Maria Paula Rodrigues (ASP-1), Liliana Aparecida Rocha (ASP-1), Rubia Aparecida Miranda Soreno (ASP-1), Denise da Silva Figueiredo (ASP-1), Ana Cleo de Lima (ASP-1), Veronica Coura (ASP-1), Katheme C.M.R.Silva (ASP-3), Ana Maria C. Freitas (ASP-2), Vania Oliveira de Souza (ASP-1), Simone Coelho Pereira (ASP-1), Ana Lucia Spadini (ASP-3), Valcira Alves Pereira (ASP-1), Luciana Amaral Lopes (ASP-1), Ana Paula Fernandes (ASP-1), Lucinda B. Nunes (ASP-1), Caroline Constante (ASP-1), Natalia Aparecida Braga (ASP-1), Sandriele Gonçalves (ASP-1), Sidneia O.Santos (ASP-1), Daniely Costa Carvalho (ASP-1), Vanessa Pereira Ynoue (ASP-2), Luciana Dantas dos Santos Pereira (ASP-3), Paula Avelino Cortez (ASP-7), Esther Ruama M. Oliveira (ASP-1), Nívea Maria Melo Eduardo (ASP), Ronaldo Jerônimo da Silva (AEVP), Paulo Felipe Martins, Daniele Cristina S. Gonçalves (ASP-1), Kereon Bastos (AEVP-3), Elisangela Aparecida Ventura (ASP-2), Renato Bezerra (ASP) e Luis Antonio Pereira Junior (AEVP), além da diretora administrativa da Penitenciária Feminina da Capital Rosaly Marisa Barbosa Pio e a Diretora geral da Penitenciaria Feminina, que supervisionou todo o curso, Dra. Ivete B. de Azevedo.

Como participar
Você pode comparecer à sede do SIPESP, na Avenida Cásper Líbero, 58 – 7º andar, das 14 às 18h, todas as quartas-feiras ou agendar seu horário de treinamento diretamente com a Secretaria do SIPESP pelo telefone (11) 3326-8307.
Participe!