Dia 23 de dezembro é comemorado, em todo o Estado de São Paulo, o “Dia do Investigador de Polícia”. A data foi determinada por meio de decreto estadual em 2011 e tem como objetivo homenagear os profissionais que atuam na busca de indícios criminais e seus autores logo após a instauração de inquéritos policiais.

“O investigador de polícia é uma função primordial. A nós fica a encargo a investigação de campo, encontrar informações e testemunhas para o esclarecimento de crimes, que muda todo o rumo de um inquérito”, explica o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto. “Com base no nosso trabalho é possível encontrar provas e identificar os suspeitos, possibilitando julgá-los e condená-los. É uma função essencial dentro da Polícia Judiciária do nosso Estado”.

Para se tornar um investigador na Polícia Civil do Estado de São Paulo é preciso ser aprovado em concurso público, ter curso superior completo e aptidão física e mental para o cumprimento das atividades competentes.

Para o presidente do SIPESP, aos investigadores cabe muito agradecimento e reconhecimento: “Como todos os outros dias, quero deixar registrado o meu respeito e admiração por todos aqueles que ajudam a construir a história do investigador de polícia dentro da PCSP. Parabéns pelo trabalho de cada um de vocês e parabéns pelo seu dia!”.