Centenas de pessoas marcaram presença para protestar contra a desvalorização das polícias do Estado

Nesta sexta-feira, 27, centenas de pessoas, entre policiais militares, civis, aposentados e pensionistas, estiveram no marco zero da cidade de São Paulo para protestar contra a quebra da igualdade salarial entre policiais ativos e inativos. Além dos policiais da capital, vieram mais 25 ônibus de outras cidades para o ato.

A manifestação dos policiais aconteceu após o governador João Doria (PSDB) afirmar que ainda está avaliando os impactos de um reajuste salarial para os aposentados, enquanto falava sobre um aumento aos policiais da ativa. Segundo o governador, existe a possibilidade de não haver reajuste salarial para os policiais inativos.

O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, João Batista Rebouças da Silva Neto marcou presença no ato e destacou a importância da união das categorias em prol dos aposentados e pensionistas. “Somos policiais civis e sempre contamos com vocês, policiais militares e demais categorias. Somos todos policiais em defesa da sociedade. O Governador jamais vai dividir nossa polícia. Estamos aqui sem medo!”, afirmou Rebouças no palanque.

“O governador se comprometeu que a polícia de SP teria o maior salário do Brasil. Mas, agora, nosso inimigo tem nome e endereço. A única coisa que ele fez até agora foi ter traído a gente. E vamos dar para ele o que demos ao Alckmin: 4% na eleição à presidência”, bradou Major Olímpio. “Brasil acima de tudo!”.

Após, representantes sindicais, deputados e demais entidades se pronunciarem, os policiais aposentados começaram caminhar sentido do Pateo do Collegio e depois seguiram para a Secretaria de Segurança Pública, na Rua Líbero Badaró.

Em nota ao site G1, a Secretaria de Segurança Pública, afirmou que “investe na valorização e reconhecimento das carreiras policiais”. A SSP destaca também que a atual gestão colocou em dia o pagamento dos bônus por produtividade que estava atrasado desde 2018 – ao todo foram pagos R$ 232,4 milhões aos policiais. A secretaria diz que, “em parceria com outras secretarias, a SSP montou um grupo de trabalho para discutir a recomposição salarial dos agentes de segurança pública. Os resultados serão apresentados até o fim de outubro e não há previsão de alteração da paridade e integralidade dos vencimentos. O Governo do Estado reafirma seu compromisso de fazer com que os policiais paulistas tenham a melhor remuneração entre os Estados da Federação, ao longo dos quatro anos de mandato.”

Também marcaram presença a diretora jurídica Maria Helena Torres, o diretor Joraci de Campos, o advogado Fábio Alencar e o representante sindical Vitor Kisberi.