Homens e mulheres devem realizar o autoexame regularmente

Dedicado a conscientizar e promover o controle do câncer de mama em todo o mundo, o Outubro Rosa foi criado em meados de 1990 e é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

E a estimativa da incidência da doença aumenta ano a ano: em 2016, ocorreram 16.069 mortes; em 2017 foram 16.724 mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é responsável por cerca de 627 mil mortes por ano em todo o mundo.

No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos. Nas capitais, esse número corresponde a 19.920 casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O autoexame

A mulher deve se conhecer e se observar para estar atenta a qualquer mudança no seio, como vermelhidão, abaulamentos ou retrações da pele, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações, nódulos palpáveis endurecidos ou fixos (nas mamas e/ou axilas), espessamentos palpáveis, secreções preocupantes (sangue ou transparente como água).

Confira as imagens divulgadas pelo Portal Superação:

Conheça a doença. Previna-se. Ame-se. Abrace essa luta. O SIPESP apoia essa causa!