No local dos assentos, foram criadas cabines para o atendimento improvisado do cartório, onde são registradas as ocorrências, uma sala onde fica o delegado e até a carceragem. Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que estuda um novo local, mas ainda não há previsão de mudança.

A delegacia de Campos do Jordão está há cinco meses funcionando de forma improvisada em um ônibus. O prédio onde a Polícia Civil prestava atendimento foi interditado por problemas estruturais. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que estuda um novo local, mas ainda não há previsão de mudança.

O prédio foi interditado em outubro de 2021 depois que o laudo de um engenheiro apontou falhas na estrutura. Inicialmente, a delegacia foi fechada e os serviços foram transferidos para a delegacia de Santo Antônio do Pinhal, município vizinho que fica a 22 km de distância.

O atendimento voltou a ser feito em Campos do Jordão em novembro, mas de forma improvisada no coletivo. No local dos assentos, foram criadas cabines para o atendimento improvisado do cartório, onde são registradas as ocorrências, uma sala onde fica o delegado e até a carceragem.

Em um quadrado com um único banco, os criminosos apreendidos são mantidos até o fim da ocorrência e depois são levados para Taubaté, que fica a cerca de 40 minutos – com trânsito livre e fora da temporada.

Com a chegada do inverno e o aumento no volume de turistas em Campos do Jordão, o número de apreensões aumenta, por consequência as viagens para levar os detidos para a carceragem em Taubaté. Com a estrada cheia, a viagem pode levar até 1h30. A cada escolta, o efetivo no coletivo diminui.

Arquivo segue no prédio condenado

Apesar da delegacia estar interditada, os policiais, escrivães e delegados precisam usar o prédio. Isso porque o ônibus comporta poucos computadores e não há um arquivo de documentos no coletivo.

Ainda neste ano, a delegacia passaria para outro lugar improvisado, mas seria um prédio onde antes funcionava uma escola. Com as trocas de delegados seccionais, a mudança foi cancelada.

De acordo com a SSP, há um novo espaço, mas a mudança ainda está sendo viabilizada. Apesar disso, não informou qual o prazo para que isso ocorra.

O prédio da delegacia foi inaugurado em janeiro de 2012, na gestão do então governador Geraldo Alckmin. À época, o Estado investiu cerca de R$ 1,1 milhão na delegacia, que conta com 943 m² de área construída.


Fonte: G1 – Vale do Paraíba e região
Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/03/21/com-predio-condenado-delegacia-de-campos-do-jordao-funciona-improvisada-em-onibus.ghtml