Hoje é celebrado o Dia do Servidor Público. A data é uma homenagem à criação das leis que regem os direitos e deveres dos profissionais que atuam nas mais variadas áreas do Poder Público, seja na segurança pública, ou em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.

Os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Ao servir à sociedade, esse profissional garante o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade. É uma nobre missão e, por isso, os servidores públicos merecem toda a nossa admiração e respeito.

Histórico

O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. O artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Feriado facultativo

Neste ano, pelo Dia do Servidor Público cair em uma sexta-feira anterior ao segundo turno das eleições, os estados e municípios se dividiram entre fazer no dia 28 de outubro o ponto facultativo, adiantar ou adiar. Isso para evitar que a data facilite um “feriadão” mais esticado contando com o dia 2 de novembro, Dia de Finados, e os servidores deixem de votar para viajar.

Especificamente em São Paulo, o feriado foi mantido como facultativo pelo Governo de São Paulo.

Veja no site do G1 o que abre e fecha em todo o Estado: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2022/10/27/dia-do-servidor-publico-veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-na-regiao-de-ribeirao-preto-sp.ghtml