Após pressão de sindicatos e associações de policiais, admissão que havia sido suspensa por conta da pandemia está perto de acontecer

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que a contratação de concursados da Polícia Civil do Estado prevista está mantida e vai acontecer até o fim de fevereiro. Durante entrevista à Rádio Jovem Pan, o governador afirmou que o anúncio será feito em breve pelo secretário de Segurança Pública, João Campos.

A luta pela nomeação alavancou em 2020 com intensas manifestações dos aprovados nos concursos realizados para investigadores da Polícia Civil. Confira: (http://sipesp.org.br/aprovados-da-policia-civil-fazem-manifestacao-e-cobram-nomeacao/).

Muitos que prestaram o exame aguardam há meses o chamado, após inúmeras promessas, já que a admissão tinha sido suspensa por causa da pandemia. Em novembro de 2020, João Doria já tinha anunciado a contratação de 885 novos policiais civis aprovados nos concursos públicos estaduais.

No entanto, o departamento jurídico do SIPESP afirma que foi publicada uma nova decisão do Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil no Diário Oficial desta terça-feira (2/2), em que torna sem efeito a nomeação de 78 dos 173 investigadores nomeados em razão de não terem tomado posse dentro do prazo legal.

“Ficamos perplexos e não acreditamos que um Governo do maior estado da nação não esteja preparado para lidar com as necessidades da nossa polícia. O Sindicato sempre atuou e sempre atuará em prol dos colegas e seus familiares, que estão sofrendo por conta dessa questão. Nosso jurídico está atuante neste âmbito e vamos continuar tentando provar ao Governador que a PCSP está morrendo e por culpa dele. Não vamos parar até que o último concursado tome posse”, afirmou o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto.

O SIPESP está em alerta para confirmar a informação e garantir a efetivação desses novos policiais.