Estamos enfrentando um momento preocupante em nosso estado, em nosso País, em nosso mundo. O vírus Covid-19 têm despertado um sentimento de resguardo na população, ampliado pelo Governo e pelas demais autoridades da saúde mundial. E não é para menos: até o fim do mês de março, pesquisadores preveem mais de 4.900 novos casos no Brasil.

O delegado geral de polícia, Ruy Ferraz Fontes, publicou, nesta terça-feira, 17, uma portaria que “estabelece rotina emergencial para atendimento nas Unidades Policiais, em decorrência da pandemia de novo coronavírus (Covid-19) e dá outras providências”, no entanto, não prevê como vai ser a proteção dos policiais nas ruas para o atendimento da população.

> Confira aqui a portaria n.16, de 17 de março de 2020.

Como o nosso efetivo vai fazer para se preparar para essa nova situação? Será necessário o uso de máscara, luvas e álcool em gel? Os itens serão cedidos pelo governo? Quais serão os novos procedimentos? E quanto aos policiais de mais de 60 anos, que estão mais vulneráveis ao contágio? Serão escalados ou trabalharão em casa lidando com a questão administrativa? O cuidado deve ser com todos!

São inúmeras as questões que nos preocupam nesse cenário. A segurança é necessária, mas desde que haja um plano de ação correto e elaborado para que os policiais civis e, consequentemente, suas famílias, não façam parte de uma estatística que só aumenta.

Por isso, o SIPESP está encaminhando ofício à Delegacia Geral de Polícia para que sejam tomadas as devidas providências.

Estamos juntos nesta guerra. Mas antes, é necessário preparar as medidas de segurança da saúde daqueles que estarão na linha frente dessa pandemia.

A Diretoria