Previsão é que os novos profissionais iniciem suas atividades já a partir deste ano

De acordo com o site oficial do Governo de São Paulo, João Doria nomeou 389 aprovados em concursos públicos da Polícia Civil. O ato foi publicado no caderno Executivo II do Diário Oficial do Estado. Em até 15 dias os candidatos serão empossados para iniciar o curso de formação.

Foram nomeados 66 delegados, 84 de investigadores, 48 agentes de telecomunicações, 36 auxiliares de papiloscopistas, 143 agentes policiais e 12 papiloscopistas. Os cursos de formação são realizados na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), e tem duração média de seis meses. A previsão é que os novos profissionais iniciem suas atividades ainda no segundo semestre de 2022.

Segundo a publicação, desde o início da atual gestão, 12.815 policiais, sendo 2.259 civis, já passaram pelos cursos de formação e estão atuando em todo o estado. Além deles, outros 64 profissionais da Instituição estão em formação para os cargos de investigadores, delegados, papiloscopistas, auxiliares de papiloscopistas, agentes policiais e agentes de telecomunicações.

Também está em andamento os preparativos para o lançamento de um novo concurso público que permitirá a contratação de 2.750 policiais civis, além de 189 médicos legistas que serão destinados à Polícia Técnico-Científica.

Para o presidente João Batista Rebouças da Silva Neto, ainda existem muitos para serem nomeados. “Ainda é pouco que, dos mais de 12.800 policiais, apenas dois mil tenham sido voltados para a Polícia Civil. Muitos aguardam a nomeação e outros tantos já desistiram por conta de tamanha demora nesse processo. Além disso estamos em ano eleitoral e estamos cientes de que o prazo se prolonga ainda mais. Essa notícia ainda não agracia a categoria”, apontou Rebouças.