Número de mamografias cai no e liga alerta para câncer de mama; tumor é o mais comum do Brasil e já atingiu mais de 60 mil pessoas em 2021

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para os riscos, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, tumor que mais acomete mulheres no planeta. A cada quatro pessoas diagnosticadas com câncer no mundo, uma tem câncer de mama. No Brasil, com a pandemia, a queda no número de mulheres que faz a mamografia como exame preventivo caiu vertiginosamente e é uma informação alarmante.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), no primeiro semestre de 2020, quando o número de casos de covid-19 explodiu no Brasil, apenas 1,1 milhão de exames foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa uma queda de 45% em relação ao mesmo período em 2019, quando registrou-se 2,1 exames.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), no mundo inteiro, mais de 2 milhões de casos da doença foram estimados para o ano de 2020. E, em 2021, já foram registrados mais de 66 mil casos apenas no Brasil, sendo que aproximadamente 18 mil resultaram em morte.

Principais sintomas do câncer de mama

Segundo o INCA, os primeiros indícios que podem apontar para um possível câncer de mama são os seguintes:

> Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;
> Alterações no bico do peito (mamilo);
> Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
> Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
> Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

No entanto, o problema também pode ser silencioso e, por isso, é necessário um bom acompanhamento médico para avaliar constantemente os riscos de desenvolver a doença. O INCA também ressalta que o tumor pode aparecer em homens, mas que isso é extremamente raro e representa apenas 1% dos casos.

O SIPESP apoia a Campanha Outubro Rosa.