Delegado comprou 60 litros de cloro e junto com colegas está higienizando voluntariamente delegacias e a cadeia da cidade

Policiais fazem higienização contra o coronavírus com recursos próprios em Lorena. — Foto: Ernani Braga/ Arquivo pessoal

Diante da pandemia do novo coronavírus, policiais civis de Lorena (SP) organizaram uma iniciativa de higienização feita por eles mesmos nos ambientes de trabalho. O delegado Ernani Braga comprou 60 litros de cloro e junto com os demais policiais da equipe, está fazendo a limpeza das delegacias e da cadeia da cidade.

Segundo o delegado, todos estão conscientes do perigo do coronavírus e como lidam com o público, a preocupação é ainda maior. Para tentar zelar pela saúde da corporação e também dos cidadãos que vão até a delegacia, eles decidiram se unir para higienizar o local de trabalho de maneira mais eficiente.

“Nós estamos preocupados não só com a nossa saúde, mas também com a de quem vem até a delegacia registrar um boletim de ocorrência, pedir uma informação. Por isso nos voluntariamos pra fazer essa desinfecção, de boa vontade. Eu comprei o cloro, um policial trouxe os equipamentos para fazer a higienização e todos estão ajudando”, conta o delegado.

De acordo com ele a limpeza teve início na sexta-feira (3). Foram higienizadas a delegacia da mulher, a delegacia de plantão, a cadeia pública da cidade e o 1º Distrito Policial de Lorena. Na próxima semana eles pretendem fazer uma nova desinfecção nos locais porque há grande circulação de pessoas nos espaços.

O policial contou ainda que a rotina de todos foi alterada devido à pandemia da doença e que eles estão atentos ao uso do álcool gel, lavagem das mãos e demais cuidados. Com o apoio dos policiais militares da cidade, receberam doações de máscaras de proteção.

“Todos os policiais estão se cuidando bastante, se preservando mais no contato com as pessoas durante os atendimentos, usando álcool gel, lavando as mãos e graças a uma doação do batalhão da Polícia Militar, estamos com algumas máscaras de proteção. A gente tem que se cuidar, porque nossa profissão não pode parar”, contou.

Prevenção

O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adotou algumas medidas de prevenção ao coronavírus entre os policiais civis e militares, como a ampliação no atendimento da Delegacia Eletrônica.

O serviço passou a registrar uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente, como roubo ou furto a residência e estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato e violência doméstica.

Além disso, o Estado antecipou a vacinação contra influenza (gripe) para policiais militares, civis e profissionais do Corpo de Bombeiros. A vacinação deste público estava prevista para começar no dia 16 de abril, mas foi adiantada dentro das estratégias de combate ao coronavírus (COVID-19).

Policiais fazem higienização contra o coronavírus com recursos próprios em Lorena — Foto: Ernani Braga/ Arquivo pessoal
Policiais fazem higienização contra o coronavírus com recursos próprios em Lorena — Foto: Ernani Braga/ Arquivo pessoal