Supostos escritórios oferecem, via WhatsApp, informações sobre pagamento do benefício.

Cada vez mais sofisticados, os golpes em servidores públicos crescem cada vez mais. Dessa vez, o SIPESP está alertando os policiais civis sobre uma denúncia realizada pelo diretor Carlos Luiz Bezerra: ele recebeu, via WhatsApp, uma mensagem de um escritório de advocacia com um número de processo referente ao adicional por tempo de serviço.

De acordo com Bezerra, o golpe não é novidade, mas “é importante repassar o alerta aos associados”. O escritório e o número de processo realmente existem, mas as informações estão sendo usadas para a aplicação do golpe. “Assim que recebi, entrei em contato com o nosso departamento jurídico e foi identificada a fraude”.

Como evitar cair em fraudes

É muito importante salientar que não há cobrança de qualquer valor em relação ao recebimento de precatórios. Esses títulos judiciais são dívidas do poder público com um credor — e não o contrário.

Desconfie de ofertas e vantagens aparentemente muito boas ou que exijam depósitos prévios de valores. Esses são padrões muito utilizados por golpistas para ganhar a atenção das vítimas.

Eles também podem se passar por funcionários públicos, advogados (como no caso apresentado pelo diretor do SIPESP), membros do Ministério Público ou da Justiça a fim de dar seriedade e veracidade ao que dizem. Além disso, contatos de autoridades da justiça ou advogados via WhatsApp sempre devem ser alvo de desconfiança. Busque informações em canais institucionais, como sites e telefones dos tribunais. Esses órgãos costumam ter seções exclusivas para precatórios.

Jurídico atuante

Os associados do SIPESP tem um ponto de apoio no departamento jurídico do Sindicato. Os advogados são de confiança e mantêm os associados sempre informados sobre o andamento de suas ações no poder público.

Ter um advogado de confiança para acompanhar o processo do começo ao fim é indispensável. Mas não se esqueça: precatórios têm burocracias e as ações podem ser longas. Ter um profissional para se dedicar apenas a isso, e com credibilidade, faz toda a diferença.