Relatório que garante integralidade e paridade é aprovado na Câmara

Projeto de lei complementar trata das regras de cálculo e reajuste dos proventos da aposentadoria do policial

O relatório do projeto de lei complementar (PLC) n° 214, de 2023, proposto pelo deputado federal Sanderson (PL-RS), foi aprovado na reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O projeto busca proporcionar segurança jurídica aos policiais, concedendo integralidade e paridade às aposentadorias desses servidores.

A integralidade assegura aos policiais uma aposentadoria que seja totalmente equivalente ao salário que tinha em seu cargo no momento da “retirada de cena”. A paridade, por outro lado, garante que benefícios e vantagens concedidos a servidores ativos da carreira se estendam aos inativos.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu há dois meses pela concessão a aposentadoria especial com base nas regras da integralidade e da paridade a policiais que exercem atividades de risco. O cálculo de aposentadoria será feito independentemente das normas de transição estabelecidas por diferentes reformas previdenciárias.

A ação foi movida por uma policial civil, em 2017, que solicitou aposentadoria especial com integralidade e paridade. O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a São Paulo Previdência a conceder a integralidade, mas sem paridade. Tanto a São Paulo Previdência quanto a servidora recorreram.

O SIPESP comemorou esse avanço, mas ressalta que é só o começo. “Ainda é um projeto. Para virar lei ainda tem que ter a votação na Câmara dos deputados e por isso, temos que continuar caminhando com cautela para obter sucesso nessa empreitada que participamos ativamente como Sindicato”, disse João Batista Rebouças da Silva Neto, presidente do SIPESP.

*Com informações do Extra.

Notícias relacionadas:

TJSP assegura direito a aposentadoria especial com integralidade e paridade para os policiais civis

Ato na Praça da Sé exige paridade salarial para aposentados e pensionistas

Policiais civis de todo o Brasil se unem contra Reforma da Previdência