Delegado Mário Palumbo (MDB) já participou de reality show Imagem: Divulgação

Dois dos quatro candidatos mais bem votados para o cargo de vereador em São Paulo são policiais. Apesar da boa votação de ambos, o número de egressos das forças de segurança eleitos para a Câmara Municipal este ano é menor do que em 2016 na capital paulista.

Depois de Eduardo Suplicy (PT), com 167 mil votos, e Milton Leite (DEM), com 132 mil, os candidatos mais bem votados são policiais com votação bem mais expressiva do que seus concorrentes.

O mais votado deles se elegeu como Delegado Mário Palumbo (MDB). Com 118 mil votos (2,31% do total), o policial civil tem 46 anos, é formado em Direito e ocupará pela primeira vez uma vaga na Câmara.


Palumbo é delegado desde 2001, com passagens pelo 47º DP (Capão Redondo) e 16º DP (Vila Clementino). Ele também integrou o GOE (Grupo de Operações Especiais) e o SIE (Setor de Investigações Especiais do Departamento de Narcóticos) antes de ser promovido a supervisor no Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos).

Conhecido por entrevistas a programas de televisão e por ter participado do reality show “Operação de Risco”, da RedeTV, tem 343,5 mil seguidores em sua página no Facebook, onde agradeceu os votos recebidos.

“Serei um servo de DEUS a favor do cidadão de bem e vítimas. Governo nenhum vai me calar com cargos ou emendas orçamentárias. Laranja não vira limão.”
Delegado Palumbo, vereador eleito

Policial ativista

Logo depois de Palumbo, o vereador eleito mais bem votado também é policial civil. Aos 33 anos, Felipe Becari (PSD) recebeu 98 mil votos (1,93% do total) e foi o quarto candidato mais bem votado este ano.

Ele, no entanto, não se elegeu defendendo sua profissão. Ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), declarou-se funcionário público em vez de policial civil.

Também muito popular, ficou conhecido como ativista da causa animal em suas redes sociais. Ele é seguido por mais de 1 milhão de pessoas apenas no Instagram. “Vocês são demais”, escreveu ele na rede social. “Provavelmente a campanha mais barata da história de São Paulo! É surreal.”

Em 2016, foram 3 eleitos

Na eleição municipal anterior, três policias foram eleitos. Celso Jatene (PL), que não tentou se reeleger este ano, foi policial civil. O Capitão Conte Lopes (PP) deixou a Câmara em 2018 para se eleger deputado estadual. Já o ex-PM e ex-policial civil Paulo Batista dos Reis, o Reis (PT), tentou, mas não conseguiu se reeleger este ano.

Candidaturas policiais pelo Brasil

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 7.258 integrantes de forças de segurança concorreram a cargos executivos e legislativos nos 5.570 municípios brasileiros em 2020.

O aumento foi de 3% em relação aos 7.041 candidatos com esse perfil na eleição municipal de 2016. Na ocasião, 829 foram eleitos —36 prefeitos e 793 vereadores.

A entidade ainda não contabilizou o número de policiais eleitos este ano.

Fonte: UOL
Link da matéria: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/16/dos-4-candidatos-mais-votados-para-vereador-em-sp-2-sao-policiais.htm