Proposta do governo também atinge gravemente a Polícia Federal; representações sindicais se unem para cobrar promessas de campanha e tratamento igualitário com Forças Armadas.

A cada semana os debates sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro se intensificam, especialmente entre representantes da Polícia Civil e da Polícia Federal.

O entendimento da Polícia Civil e Federal é de que as propostas do governo da Reforma da Previdência colocam em risco a aposentadoria e as pensões de agentes de segurança.

Uma das plataformas de campanha que levou o presidente à vitória foi exatamente a valorização dos profissionais da segurança pública, questão que em apenas 6 meses de gestão ele já demonstra desinteresse. “A falta de compromisso do presidente com o que prometeu durante as eleições para as categorias mencionadas faz com que, pouco a pouco, seja deixado de lado o apoio dado inicialmente a Bolsonaro”, salienta o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto.

“A história do SIPESP se baseia em lutas em defesa de direitos dos investigadores, profissionais que beiram, ano a ano, desfigurações de sua carreira, de seu ambiente de trabalho e de suas vidas, mas que não deixam de oferecer excelência nos serviços prestados à população paulista e que também serão afetados pela novidade da política nacional. Não podemos deixar que mais nada seja retirado da nossa categoria”, argumenta Rebouças.

Apesar das pressões feitas pelo SIPESP e pelas demais representações sindicais, cobrando o cumprimento das promessas de campanha, o presidente está irredutível e entrando em negação com as tratativas feitas anteriormente, quando foi cogitado tratar de forma igualitária a Polícia Civil e a Polícia Federal com as Forças Armadas, em especial, no que diz respeito à integralidade, à paridade e à pensão em caso de morte dos policiais em serviço.

A preocupação é que Bolsonaro retroceda e a retirada de direitos prevista na Reforma da Previdência avance ainda mais em direção à segurança pública. O Sindicato dos Investigadores está caminhando alinhado à Polícia Federal para que a Previdência seja justa para os policiais de São Paulo e de todo o Brasil.