Dados obtidos pela Globonews mostram que 78% dos mandados são para acusados por crimes e 22% por falta de pagamento de pensão alimentícia.

Dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação aponta que há atualmente 136.648 mandados de prisão para cumprir atualmente em todo o Estado. Desse total, 107.210 (78%) decorrem de acusações por crimes, enquanto os outros 29.438 (22%) têm como alvo quem deve pensão alimentícia.

De acordo com o Disque-Denúncia, entre janeiro e agosto deste ano (243 dias), o serviço, entre relatos por telefone e pela internet (Web-Denúncia), registrou 5.668 relatos sobre o paradeiro de procurados pela polícia. Isso representa uma média de 23 casos por dia, ou seja, praticamente 1 denúncia a cada hora.

O número representa um aumento de 6% na comparação com os relatos sobre procurados de janeiro a agosto de 2017. Também detalharemos os números deste ano: quantos relatos foram feitos por telefone e quantos se deram pela internet.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo diz que “a expedição de um mandado de prisão pela Justiça é resultado de um trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil para se chegar a identificação da autoria de um crime. Após a expedição, o mandado pode ser cumprido por todas as forças de Segurança Pública, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e as Guardas Municipais. Além disso, o número de mandados de prisão em aberto pode variar, pois todos os dias são inseridos novos mandados de prisão enquanto outros são cumpridos”.

“Vale ressaltar que as prisões realizadas pelas polícias paulistas vêm aumentando ano a ano. No mês de julho deste ano, foram expedidos 21.976 mandados, sendo cumpridos 17.097 no período. Ainda na comparação do mês de julho de 2018 com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 8,9%, com 6.782 presos em 2018 ante 6.230 em 2017, no estado.”

Por fim, é importante ressaltar que as policiais Civil e Militar utilizam três bancos de dados para pesquisa de mandados de prisão. Os sistemas utilizados são o Prodesp – para mandados do Estado de São Paulo, o Infoseg – para mandado da Polícia Federal, e o BNMP – quando a pessoa abordada é de outro estado.

Fonte: Léo Arcoverde e Adriana Perroni, GloboNews, São Paulo
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/09/11/estado-de-sao-paulo-tem-137-mil-mandados-de-prisao-a-cumprir.ghtml