Medida integra pacote de valorização profissional das forças de segurança implementado desde início da atual gestão em 2019

O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (10) reajuste salarial de 20% para as forças de segurança pública e administração penitenciária de São Paulo. A medida integra um pacote de valorização profissional implementado desde o início da atual gestão, em 2019, e beneficia mais de 276 mil profissionais do sistema prisional e das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, inclusive aposentados e pensionistas.

“É um momento muito importante e significativo. Graças à estabilidade financeira e fiscal, podemos fazer aquilo que já desejávamos, que é o reconhecimento do funcionalismo público do Estado”, disse Doria. “Esse aumento é fruto de um esforço coletivo de todo o Governo, acrescentou o Governador.

Os estudos para a recomposição salarial de policiais e agentes penitenciários foram coordenados por técnicos da Secretaria de Orçamento e Gestão e a proposta será concedida dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na Polícia Civil, um agente de 3ª classe passará a receber R$ 6,3 mil acumulados entre vencimento e benefícios, e um delegado de 2ª classe, R$ 16,2 mil por mês.

Para o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto, a promessa do atual ocupante do governo de que o Estado de São Paulo seria o estado com o maior salário entre os policiais do Brasil, ainda não foi cumprida.

“Nós sabíamos que no fim do mandato ele nos daria um aumento. No entanto, se equiparado à inflação, o salário da PCSP continua nos últimos patamares com relação ao resto do Brasil. Mas é o que temos para o momento”, apontou o presidente do SIPESP.

O encaminhamento do projeto de lei para os reajustes do funcionalismo estadual à Assembleia Legislativa deve ser feito na próxima semana. A previsão é que o aumento salarial deve entrar em vigor a partir de março.