Fiscais do TCE perceberam que 60% das delegacias não têm o espaço físico conservado e 60% delas têm fissuras, goteiras, infiltrações e cupim.

Por Walace Lara, TV Globo

O promotor Ricardo Manuel Castro, do Ministério Público de São Paulo, abriu inquérito para apurar as condições das delegacias de polícia do estado e as consequências da situação nas investigações criminais realizadas pelos policiais.

O inquérito tem como base uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada em maio, nas 275 delegacias de do estado. Na ocasião, os fiscais perceberam que 60% das delegacias não têm o espaço físico conservado e 60% delas têm fissuras, goteiras e infiltrações, além de cupim.

Na ocasião, o presidente do TCE, Roque Citadini, afirmou que o governo estadual terá que justificar ou corrigir os problemas nos distritos.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que, “até o momento, não foi notificada da solicitação do Ministério Público. A pasta permanece à disposição do MP para prestar os esclarecimentos necessários.”

Inquérito

Na portaria que determinou a instalação do inquérito, o promotor salientou os resultados da blitz: “Em vistoria realizada pelo TCE em 275 delegacias, constatou-se que 83% estão sem auto de vistoria e 60% possuem problemas estruturais”, diz a portaria.

O promotor cita ainda que o Ministério Público de Contas – órgão ligado ao Tribunal de Contas do Estado – apontou que tal situação provoca subnotificação dos crimes.

Um dos exemplos encontrados pelos fiscais é da Delegacia da Vila Leopoldina, na Zona Oeste da capital paulista, onde os agentes de fiscalização do TCE encontraram uma viatura em péssimas condições, com o estofamento todo rasgado.

Em ofício enviado a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o promotor pediu uma relação dos funcionários exonerados dos últimos dez anos, indicação dos concursos realizados e a apresentação dos alvarás de funcionamento dos prédios.

Por ocasião da fiscalização do TCE, a SSP informou que a Polícia Civil já iniciou um programa para reformas e modernização das delegacias e que técnicos estão atualizando os projetos já existentes e realizando vistorias técnicas nos distritos para apontar as melhorias necessárias.

Veja o vídeo da reportagem: https://globoplay.globo.com/v/7580411/

Fonte: G1 SP

Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/27/mp-abre-inquerito-para-investigar-condicoes-das-delegacias-de-sp.ghtml