Lançamos uma nova enquete porque queremos saber sua opinião sobre a liberação do porte de armas para civis. A liberação da posse e do porte de armas, desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, em 2019, tem sido um tema latente. Já foram publicados mais de 30 decretos e portarias a respeito da questão.

Atualmente, o Brasil registrou um aumento de 65% no número de armas de fogo, o equivalente a 1,1 milhão de unidades legais nas mãos dos cidadãos. Apenas nos anos de 2019 e 2020, foram registradas 320 mil novas armas na Polícia Federal. Entre 2012 e 2018 foram 303 mil.

A lei estabelece critérios para o registro de uma arma de fogo, como ter mais de 25 anos, não ter antecedentes criminais, apresentar atestado psicológico e comprovar aptidão técnica e necessidade de uso.

Para o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto, um ponto que deveria ser levado em consideração é a liberação do porte de arma para o policial aposentado. “Aposentado ou não, é sempre policial. Atualmente o policial aposentado enfrenta uma burocracia muito longa, que enfrenta o processo do porte como civil e não policial. É um erro”, opinou o presidente, dizendo que o tema merece um debate mais aprofundado.

Podem portar armas (ou seja, sair de casa com ela), profissionais de segurança pública, agentes de inteligência, agentes e guardas prisionais, auditores fiscais e agentes de segurança privada em serviço. Os civis, salvo poucas exceções, estão proibidos de portar armas.

E aí? Qual a sua opinião?

Deixe o seu voto: