Clique na imagem para assistir a reportagem da matéria.

Nova sede vai funcionar na Rua Vieira Ravasco, no Cambuci.

A 1ª Delegacia da Defesa da Mulher de São Paulo começa a atender nesta segunda-feira (11) em nova sede, na Rua Vieira Ravasco, nº 26, Cambuci, Centro de capital. O antigo endereço, localizado Rua Bittencourt Rodrigues, 200, na Sé, Centro, agora abriga o Núcleo Especial Criminal da Polícia Civil (Necrim).

A Polícia Civil do Estado de São Paulo informou em comunicado que a nova sede da 1ª DDM da capital é mais ampla e tem melhor estrutura para atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

Com a mudança, o Necrim da Capital, que funciona atualmente dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Rua Doutor Jorge Miranda, no Bom Retiro, será transferido para o antigo prédio da 1ª DDM, na Sé. A data da mudança ainda não foi definida. Desde 2016, a 1ª DDM da capital funciona 24 horas por dia. A unidade foi inaugurada em 1985.

Segundo o Mapa da Desigualdade, da ONG Rede Nossa São Paulo, o bairro da Sé concentrou a maior parte dos registros de agressão a mulheres no ano passado. Foram 803 casos para cada 10 mil mulheres, um índice três vezes acima da média para a cidade.

O endereço antigo da delegacia era de fácil acesso e ficava perto das estações Sé e São Bento do Metrô, além do terminal de ônibus Parque Dom Pedro 2º.

Apesar do novo endereço da DDM também ficar no Centro, no bairro do Cambuci, não tem fácil acesso ao transporte público, Não tem estação de Metrô por perto. Da estação Sé até o novo local é preciso caminhar durante 20 minutos, ou pegar um ônibus e andar mais 10 minutos.

A integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Sônia Coelho, conta que apoiou a inauguração do novo espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violência, a Casa Brasileira, mas reclama da transferência de toda a delegacia pra lá. Ela disse que a reivindicação da organização é que a 1º DDM tivesse uma extensão na Casa da Mulher e continuasse na Sé.

Em todo o estado paulista funcionam 133 DDMs, sendo dez delas com atendimento de 24 horas.

Fonte: G1-SP
Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/11/11/primeira-delegacia-da-defesa-da-mulher-muda-da-endereco-em-sp.ghtml