Campanha relembra a importância do apoio aos policiais; o aumento de suicídios entre policiais em todo o Brasil foi de 140%

O suicídio entre policiais é um problema latente entre as corporações. Só em São Paulo, em 2018, uma média de quatro policiais se mataram por mês, segundo dados do relatório da Ouvidoria das Polícias do Estado.

O documento também aponta que houve 71 casos de suicídio em dois anos. Um comparativo entre os anos de 2017 e 2018 mostra que houve um crescimento de 73% nas ocorrências, sendo 20 ao longo de 2017 e 51 em 2018, entre policiais civis e militares.

Em nível nacional, uma pesquisa divulgada pelo Gepesp (Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção) aponta que, entre 2017 e 2018, mais que dobrou o número de agentes de segurança pública que se mataram no Brasil, entre profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Em 2017, foram registrados 28 casos contra 67 em 2018 (alta de 140%). O número inclui suicídios e homicídios seguidos de suicídios (quando a pessoa assassinou alguém antes de se matar).

Além dos suicídios consumados, também houve aumento na tentativa de suicídios: em 2017, foram seis registros; em 2018, 14.

Perfis
Para os casos de suicídio consumado e tentativa de suicídio, os problemas de saúde mental foram os mais citados como motivadores. Já para os casos de homicídio seguido de suicídio, os conflitos conjugais e o término de relacionamentos amorosos predominam.

Quanto ao perfil das vítimas, o levantamento aponta que a maioria é do sexo masculino, com a idade média de 39 anos e que exerce funções operacionais distintas. Entre policiais militares, 80% das vítimas são praças, ou seja, com os cargos mais baixos dentro da corporação.

Já na Polícia Civil, os cargos mais vulneráveis ao comportamento suicida são os inspetores de polícia. Um dado em comum entre todos os casos é a que a arma de fogo é o principal meio utilizado pelas vítimas.

Busque ajuda

O SIPESP adere ao movimento Setembro Amarelo para alertar aos policiais que estão enfrentando dificuldades e para alertar os colegas que se atentem um ao outro.
Uma das formas de buscar ajuda é pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento podem ser verificadas pelo número 188.