Comemorada no dia 16 de outubro, data foi escolhida para relembrar a histórica greve de 2008 e destacar a importância da PCSP

Na última sexta-feira, 18 de outubro, aconteceu, na Câmara Municipal de São Paulo, um Ato Solene em comemoração ao Dia da Valorização da Polícia Civil.

A data, proposta pelo vereador Reis (PT) e instituída pela Lei 17.066/2019, agora integra o calendário da cidade de São Paulo. O dia 16 de outubro foi escolhido por conta da fatídica e histórica greve de 2008, quando os policiais civis marcharam em direção ao Palácio dos Bandeirantes e foram recebidos com bombas de gás, bombas de efeito moral e balas de borracha a mando do então Governador José Serra (PSDB).

“A instituição do Dia da Valorização da Polícia Civil faz com que a gente lembre de continuar cobrando do Governo essa valorização que ainda não veio”, disse o vereador Reis.”O atual Governador prometeu tornar a polícia de São Paulo a mais valorizada do País. Hoje a polícia de São Paulo está em penúltimo lugar entre os piores salários do Brasil” apontou o vereador.

O anfitrião e idealizador do Ato Solene afirmou ser impossível não falar de João Doria durante a solenidade. Reis apresentou o vídeo em que Dória ofende policiais aposentados (veja resposta do SIPESP aqui). “O direito de manifestação é um direito sagrado. Temos que respeitar. Independente da questão política, o respeito tem que permanecer”, afirmou Reis.

O presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto, marcou presença e recebeu a homenagem pelo importante trabalho prestado pelo SIPESP na busca por valorização da Polícia Civil. “Esse ato é importante e indispensável para relembrar que devemos marchar juntos para alcançar o que buscamos para a nossa categoria. Sempre insisto e destaco a histórica greve, que completou 11 anos esta semana, porque foi um momento em que a polícia somou forças e foi, ao nosso lado, para o fronte. Isso deveria acontecer sempre!”, destacou o presidente.

Também estiveram presentes diretores, sindicalizados e funcionários.