O SIPESP – Sindicato dos Investigadores de Polícia de São Paulo manifesta seu repúdio em decorrência da manifestação do governador João Dória em publicação no Diário Oficial de 23 de fevereiro de 2021, sobre o Veto Total ao Projeto de Lei nº1.179, de 2019, que trata da isenção tarifária aos policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA-SP) , agentes de escolta e vigilância penitenciária, guardas civis municipais, policiais federais, membros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, nos ônibus de transporte público intermunicipais, nos transportes operados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Mais uma vez o atual governador de São Paulo prejudica várias categorias da Segurança Pública, em especial os servidores que integram a Polícia Civil de São Paulo, que já enfrentam um período histórico de desvalorização e perda de direitos. A iniciativa do governador condiz com a realidade deturpada que ele tem sobre a polícia de São Paulo.

É necessário lembrar que o salário dos integrantes da Polícia Civil está defasado há anos. Não há aumento compatível: recebemos 8% de reajuste salarial, que não acompanhou a perda inflacionária do período. Isso significa que um policial que precisa utilizar o transporte público todos os dias pode custear, com seu salário de pouco mais de R$2.500, cerca de 15% do seu rendimento apenas com sua locomoção até o trabalho.

Assim sendo, o SIPESP, mais uma vez, se posiciona contrário às decisões tomadas com tanta certeza por alguém que não busca instruir-se sobre a necessidade de avaliar a conjuntura da Polícia Civil de São Paulo. Estamos atentos a essas atitudes e não toleramos que continue prejudicando a categoria.

São Paulo, 25 de fevereiro de 2021.

SIPESP
Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo