Foi publicada no Diário Oficial de São Paulo desta terça-feira, dia 29 de janeiro, a Resolução SSP 008, de 28 de janeiro de 2019, que institui o “Programa de Valorização Profissional Policial Nota 10”, da Secretaria de Segurança Pública, que é veemente repudiada pelo Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo.

A iniciativa vai contra, mais uma vez, a realidade da polícia paulista, encobrindo a verdadeira necessidade e a realidade dos servidores que enfrentam o sucateamento e a desvalorização em uma constante exaustiva há muitos anos.

Ao propor eleger “policiais nota 10”, a Secretaria de Segurança Pública esquece que a verdadeira valorização de seus servidores só acontece por meio de cargos e salários que respeitem a importância que nossos policiais têm por direito, já que se fazem peças primordiais para o andamento da nossa cidade diariamente, 24 horas por dia, incansavelmente.

O SIPESP, que tem insistentemente lutado por um reconhecimento digno de todo esse trabalho, como o reajuste salarial, a reestruturação das carreiras, a contratação de mais servidores, entre outros, repudia essa suposta homenagem aos policiais por julgá-lo como uma afronta dos nossos governantes, que querem mascarar a cruel realidade da segurança pública paulista com uma iniciativa que nos soa como um tapa nas costas para acalmar e desacelerar nossas prerrogativas.

Enquanto as mazelas da polícia civil, técnico-científica e militar não forem cuidadosamente analisadas e atendidas, nenhum “certificado de policial nota 10” será aceito como reconhecimento da importância dos policiais. Afinal, ele não nos trará comida à mesa.