Saiba quem vai comandar as polícias na equipe do Governador Tarcísio de Freitas

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, o presidente do SIPESP, João Batista Rebouças da Silva Neto, representando a diretoria da entidade, participou da cerimônia de transição da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Na ocasião, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo, anunciou os nomes de integrantes do novo governo, que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2023.

Os nomes do coronel Cássio Araújo de Freitas e do delegado Artur José Dian foram citados como futuros comandantes das polícias Militar e Civil, respectivamente. A nova cúpula da Segurança do estado também terá o atual delegado-geral da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, como secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com isso, Nico será o “número 2” do deputado federal e ex-PM Guilherme Derrite (PL), escolhido para comandar a pasta.

Em seu discurso, o presidente do Sindicato dos Investigadores afirmou que o intuito do SIPESP é de contribuir ativamente para com essa nova gestão. “Temos que começar agradecendo pela oportunidade. Foram décadas de portas fechadas, sem diálogo e agora a gente tem a esperança de que seremos realmente atendidos e respeitados, para que possamos auxiliá-los nessa missão dentro da Secretaria de Segurança Pública”.

Rebouças aproveitou o ensejo para entregar o documento “Polícia Ideal, Polícia Real”, estudo feito pelo departamento de comunicação do SIPESP onde é mostrado, em dados reunidos dos principais órgãos do Brasil, a realidade da Polícia Civil paulista. “É um documento importante e que acreditamos que possa dar um novo panorama sobre a Polícia Civil de São Paulo”, finalizou.

Quem é José Dian?

O delegado Artur José Dian foi escolhido para ser o Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo. Ele ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo em 1993 no cargo de investigador de Polícia.

Exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP), na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos, no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/Garra-Deic e na Delegacia de Extorsões.

No início de 2022, passou a exercer a função de Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Operações Especiais/DOE e, em maio deste ano, foi nomeado Delegado de Polícia Diretor do DOPE.

Quem é Guilherme Derrite?

O deputado nasceu em Sorocaba, no interior paulista, e começou a carreira como militar no ano de 2003. Ele se tornou 1º Tenente da PM em 2010, quando assumiu o comando da Rota e ficou até 2013. Derrite também fez parte do Corpo de Bombeiros e foi eleito deputado federal pelo Partido Progressista (PP) no ano de 2018.

Atualmente ele é oficial da reserva da PM e tem mais de 2,8 milhões de seguidores no Facebook.